Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

OpenWRT: Recuperação de desastre

Mais um artigo da série sobre o OpenWRT. Neste artigo vou tentar ajudar os usuários que, por ventura, tenham feito algo de errado com seus roteadores com OpenWRT.

Depois de diversos pedidos de ajuda após problemas com o OpenWRT, achei interessante criar uma postagem para tentar ajudar a diagnosticar problemas e, com sorte, resolvê-los. O que mais escuto é: nada funciona! Vamos tentar derivar a afirmação catastrófica em coisas mais palpáveis. Como diria o Jack, vamos por partes.

O que você pode fazer que "estragaria" o OpenWRT? As possibilidades são limitadas. A mais comum é uma falha de software provocada. Alguma coisa (incluindo a coisa você) pode ter "estragado" o sistema de arquivos. Você pode ter editado/apagado algo que não devia ou ter enchido a partição de dados. Outra possibilidade é que alguma alteração da configuração fez com que alguma (ou todas as) funcionalidade do roteador deixasse de funcionar. Se você está usando a imagem recomendada no formato squashfs, no pior dos casos, você pode entrar no modo de recuperação, que veremos mais adiante. Mesmo que você exclua todos os arquivos, a recuperação é tranquila. Isto porque no caso do squashfs, a imagem inicial do OpenWRT não é alterada. Todas as modificações são gravadas em uma área separada, que pode ser limpa ou ignorada com o modo de recuperação. Se é tudo tranquilo, quando que não é?

O mais simples dos desastres é um dano físico. Deixar cair o roteador, molhar, alta tensão, são coisas que podem estragar os componentes eletrônicos. O OpenWRT não tem culpa neste caso e a instalação do OpenWRT não causa falhas físicas (e também não irá resolvê-las). Então, se já com o OpenWRT ele funcionava e "deixou de funcionar" sem ninguém mexer, deve estar nesta categoria. Se "deixou de funcionar" após algum evento não físico, vai ser o caso anterior ou o próximo.


O dano tão grave quanto um problema físico é um problema durante a fase de gravação da firmware/imagem. Isto vale tanto na troca da firmware original pelo OpenWRT como na atualização do OpenWRT para outra versão. Os problemas são diversos: imagem corrompida, imagem incompatível (modelo ou versão do hardware), uso de imagem de versão em desenvolvimento (trunk), interrupção por falta de energia... Neste caso, se o roteador "não responde", provavelmente você terá que usar um cabo serial para recuperar o roteador. Conheço apenas estes métodos "normais" de gravar a firmware de dentro do OpenWRT:
  1. gravando a firmware pela interface Web
  2. usando o comando sysupgrade,
  3. usando o comando mtd ou,
  4. mais hardcore, o comando dd interagindo com o dispositivo /dev/mtd* (mtd seguido de qualquer coisa).
Se a última coisa que você fez não foi um destes comandos ou não envolveu o caminho /dev/mtd*, provavelmente seu problema é sistema ou físico.

Como identificar até onde o roteador funciona? Precisamos entender um pouco do processo de boot do sistema. Após ligar o roteador na tomada, ele dispara o gerenciador de boot. No Linux, hoje em dia, temos o grub ou o syslinux. Para os dispositivos embarcados, como os roteadores, isto varia. Os TP-Link usam uma versão customizada do U-boot. Outros usam RedBoot. Tudo depende. Vamos a alguns casos comuns:
  1. Se o roteador nem deu sinal de vida, nem piscou, é provavelmente uma falha física.
  2. Se ele ligou e após um curto momento (1 segundo, por exemplo) ele apagou tudo e parou ou entrou em um processo de repetição, provavelmente você tem uma firmware inválida e precisa recuperar com o auxílio de uma serial.

Algumas pessoas nesta situação testam as portas Ethernet locais para comunicação entre duas máquinas e, quando funciona, dizem que o roteador está funcionando. Estas portas, na grande parte dos casos, possuem um circuito dedicado que realiza a tarefa de um switch. Então, não é condição determinante para avaliar a operação do roteador.

O processo de boot do kernel e do sistema do OpenWRT é ligeiramente rápido e termina em poucos segundos. Esperar por vários minutos provavelmente não irá resolver seu problema. Então "o tempo cura tudo" não se aplica neste caso. Para modelos TP-Link, o LED "system" começa a piscar logo que o roteador inicia o processo de boot e o OpenWRT, ao final do deste processo, troca o estado deste LED de "piscando" para "ligado constantemente". É um indicativo que ele terminou de ligar o sistema. Se o LED nunca deixa de piscar, pode ter algo que impeça a inicialização do sistema ou ele travou. Pode tentar resolver com o modo de recuperação ou, em casos mais graves, recuperar com o auxílio de uma serial.

Algumas reclamações sobre problemas são que a "rede sem fio não funciona". Se este é o seu caso, fique feliz. Leia o artigo sobre configuração. A rede sem fio, por padrão estará desligada. Use o cabo durante a configuração. Outra possibilidade, remota para modelos suportados e versões estáveis, é de alguma incompatibilidade com o driver da placa sem fio do seu roteador. Se em algum momento ele funcionava com o OpenWRT e deixou de funcionar, é problema de configuração e não incompatibilidade. Se não souber o que foi feito, zere as configurações ou entre no modo de recuperação.

Outra ferramenta muito útil para diagnosticar o que ainda funciona no roteador é um sniffer de rede. Recomendo o wireshark, que funciona em qualquer sistema operacional comum. É o canivete suíço para diagnosticar quase qualquer problema de rede. Preferencialmente, force a sua interface de rede local para sempre estar levantada, com configuração IP fixa e escute o tráfego pelo wireshark. Se o roteador falar algo, já é um bom sinal. Pode observar a origem dos pacotes pelo endereço físico (MAC).

Agora, vamos para as técnicas:

Zerar as Configurações

Se você fez algo de que se arrepende mas não sabe como resolver, no pior dos casos, zere as configurações. Isto pode ser feito pela interface Web ou usando um terminal (SSH, Telnet ou cabo serial) com o comando "firstboot". Reinicie o sistema e ele estará com as configurações que você tinha logo após instalar o OpenWRT.

Modo de Recuperação (referencia)

É comum escutar alguém dizendo que "o roteador não reseta mais". Sim, com o OpenWRT, o botão "reset", normalmente escondido dentro de um furo no gabinete, não serve para zerar o roteador. Ele é a entrada para iniciar o modo de recuperação. Porém, ele somente pode ser acionado durante um pequeno momento após iniciar o roteador. Logo que o roteador é ligado e o OpenWRT assume o controle, ainda antes de ler as mudanças do disco e configurações, ele envia um pacote UDP pela rede com o seguinte conteúdo: "Please press button now to enter failsafe". Nesta hora, pressione o botão, mas seja rápido. Uma dica é observar o primeiro pacote enviado pelo roteador depois de ligado nas informações da placa de rede. Este primeiro pacote será o aviso do modo de recuperação. Em geral, na ausência do botão de "reset", um botão físico qualquer é usado.

Outra alternativa para iniciar o modo de recuperação é pela serial. Observe as mensagens de boot até que irá aparecer a mensagem: "Press the [f] key and hit [enter] to enter failsafe mode". Como a mensagem diz, pressione a letra "f" e depois "enter", mas seja rápido.

No modo de recuperação, o roteador irá ignorar todas as alterações feitas no passado no disco. Isto inclui mudanças nos arquivos, configurações e pacotes instalados. A configuração de rede do roteador será 192.168.1.1, com máscara 255.255.255.255 (/24). Para seu computador conseguir conversar com o roteador, ele deve ter um endereço na mesma rede como, por exemplo, 192.168.1.2, máscara 255.255.255.0. O DHCP ou interface Web não estarão funcionando. O roteador estará esperando uma conexão Telnet, que acessará o roteador sem usar senha (ex: telnet 192.168.1.1).

Se seu problema é mais pontual e você quer simplesmente alterar alguma coisa como uma regra de firewall, execute o comando "mount_root". Você poderá, então mudar as configurações ou trocar a senha de root com o comando "passwd". Porém, se a ideia é simplesmente rezar as configurações, execute o "firstboot".

Deslige e ligue o roteador ou execute "reboot -f" para testar suas alterações.

Usando um Cabo Serial

O uso do cabo serial é extremo e especializado para cada modelo. Busque maiores documentações na página de seu dispositivo na Wiki do OpenWRT. Normalmente, os fabricantes não se preocupam em facilitar o acesso à serial do dispositivo, mesmo ela existindo. Em geral, nos modelos mais baratos, o acesso da serial depende da solda em algum ponto da placa do roteador. Em alguns casos, é um local bem acessível. Em outros, você precisa de uma precisão cirúrgicas (é o cabo fino da imagem em zoom). Outro ponto para ser observado é que a serial do roteador pode não ser uma serial convencional. Ela pode usar tensão abaixo do padrão da serial (nível de tensão TTL), que depende de um circuito divisor de tensão ou adaptador. Neste caso, alguns cabos de celular realizam esta tarefa com perfeição. Eu usei um cabo DKU-5 antigo para celular Nokia. Se ligar um cabo serial convencional neste caso, ele vai fritar a placa do seu roteador.

Uma vez com o acesso serial, você precisa de um emulador de terminal. O minicom no Linux ou o Hyperterminal no Windows cumprem esta função. Identifique a configuração necessária para o seu dispositivo, por exemplo 115200 8N1, e aplique no seu emulador de terminal.

Se estiver funcionado, você receberá mensagens logo que ligar o dispositivo. Neste ponto, você poderá interagir com o gerenciador de boot, trocar parâmetros ou até mesmo gravar uma nova imagem. Tudo isto depende do modelo em questão. Novamente, busque documentação na wiki, informações em fóruns.


Espero que estas dicas ajudem aos aventureiros a resolver seus problemas de configuração. Até a próxima.

315 comentários:

  1. ola Luiz blz muito a sua dicas.Eu consigo acessar o console pelo ssh só que da isso aqui
    http://imageshack.us/photo/my-images/812/imagem1pw.png/
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. "login as:" é o usuário. Use "root"

    A senha é a senha que você definiu. Se você não definiu uma senha, tente conectar usando senha em branco (só aperte enter) ou pelo telnet.

    Para definir uma senha, use o comando "passwd"

    Essas dicas nesta resposta são genéricas para sistemas Linux.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luis, eu instalei o openwrt do wdr3500 da tplink, versão trunk, eu acessei via telnet, cadastrei a senha e depois entrei via ssh root@192.168.1.1. Porém a versão que eu instalei, não tem Luci (interface web), pois então, eu não consigo fazer mais nada além disso. Tentei dar um upgrade para instalar o luci, mas todos links que tentei dao erro: bad adrres. Será que vc pode me ajudar?

      Excluir
    2. O melhor seria fazer um downgrade para a versão estável. 12.09
      Tem os comandos em

      http://luizluca.blogspot.com.br/2013/05/openwrt-1209-chegou-como-faco-o.html

      Só precisa localizar a firmware correta.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Boa tarde Luiz, estou de volta mais uma vez. Minha dúvida é a seguinte: Eu configurei o openwrt via comando, configurei ele como pppoe, e ativei o wifi dele. Minha versão não tem interface gráfica. Tem como eu instalar a interface LUCI mas sem ter que apagar os arquivos de root toda vez que eu logar via ssh? Pois pelo que eu entendi até agora, eu logo via telnet, dai quando eu vou logar via ssh dá erro.... Entao eu tenho que digitar o comando mtd -r erase rootfs_data e apagar os arquivos de configuração. novamente eu entro via telnet 192.168.1.1, e logo via shh root@192.168.1.1. Mas quando eu reinicio o roteador, volta todo o processo, e novamente eu só vou ter acesso via ssh se eu excluir os dados de root. Eu queria instalar a interface grafica, mas nao sei por onde começar. Vc pode me ajudar?

      Excluir
    6. Olá Derlandes,

      A falta da interface gráfica é prq você usa a versão trunk. Só instalar o luci:
      http://luizluca.blogspot.com.br/2014/03/openwrt-lidando-com-versao-em.html

      "sem ter que apagar os arquivos de root toda vez que eu logar via ssh"? Não entendo o motivo.

      Telnet só está habilitado quando você não tem uma senha de root. Ao defini-la, ele é desabilitado e fica só o SSH, que deve funcionar. Se entrar no modo de recuperação, por não considerar as confs (incluindo a senha), o telnet sobe novamente.

      Excluir
    7. Então, acabei de fazer aqui: Loguei via ssh root@192.168.1.1, coloquei o comando: opkg update, depois opkg instal luci, /etc/init.d/uhttpd enable, /etc/init.d/uhttpd start. Depois disso eu vou na url e digito 192.168.1.1 e não entra. dá essa mensagem do firefox.
      Redirecionamento incorreto

      O Firefox detectou que o pedido para este endereço não será concluído devido à forma que o servidor o está redirecionando.

      Este problema algumas vezes pode ser causado pela desativação ou bloqueio de cookies.
      aqui está o log do openwrt.

      derlandes@derlandes-R430-P430-R480:~$ ssh root@192.168.1.1
      root@192.168.1.1's password:


      BusyBox v1.19.4 (2014-03-07 23:33:36 UTC) built-in shell (ash)
      Enter 'help' for a list of built-in commands.

      _______ ________ __
      | |.-----.-----.-----.| | | |.----.| |_
      | - || _ | -__| || | | || _|| _|
      |_______|| __|_____|__|__||________||__| |____|
      |__| W I R E L E S S F R E E D O M
      -----------------------------------------------------
      BARRIER BREAKER (Bleeding Edge, r39789)
      -----------------------------------------------------
      * 1/2 oz Galliano Pour all ingredients into
      * 4 oz cold Coffee an irish coffee mug filled
      * 1 1/2 oz Dark Rum with crushed ice. Stir.
      * 2 tsp. Creme de Cacao
      -----------------------------------------------------
      root@OpenWrt:~# opkg update
      Downloading http://downloads.openwrt.org/snapshots/trunk/ar71xx/packages/Packages.gz.
      Updated list of available packages in /var/opkg-lists/barrier_breaker.
      root@OpenWrt:~# opkg install luci
      Installing luci (svn-r10375-1) to root...
      Downloading http://downloads.openwrt.org/snapshots/trunk/ar71xx/packages/luci_svn-r10375-1_ar71xx.ipk.
      Configuring luci.
      root@OpenWrt:~# opkg install luci-app-*
      Unknown package 'luci-app-*'.
      Collected errors:
      * opkg_install_cmd: Cannot install package luci-app-*.
      root@OpenWrt:~# /etc/init.d/uhttpd enable
      root@OpenWrt:~# /etc/init.d/uhttpd start
      root@OpenWrt:~# Write failed: Broken pipe
      derlandes@derlandes-R430-P430-R480:~$

      Excluir
    8. opkg install luci-app-*

      Não vai funcionar. Liste todos com "opkg list | grep luci" e instale manualmente.

      "root@OpenWrt:~# Write failed: Broken pipe"
      Isto indica que algo deu errado. Talvez alguma dependência diferente. Você pode tentar resolvendo instalando outros metapacotes do luci como o luci-admin-full (ou algo assim) e um tema tbm. Note que a instalação do luci não trouxe outros pacotes (que deveria ocorrer). Depois o uhttpd start deve funcionar. O log (logread) deve dar uma dica tbm.

      Excluir
  3. Ola luiz blz
    eu comprei o roteador D-limk modelo dir320 h/w a1
    vc poderia me dizer qual a versão usar do openwrt que devo usar para cometer o mesmo error
    do tp-link
    obrigado desculpar o incomodo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá César,

      Não tenho experiência com roteadores Dlink com OpenWRT mas parece ser um modelo similar aos Linksys.

      A página do seu roteador é esta:
      http://wiki.openwrt.org/toh/d-link/dir-320

      Está um pouco desatualizada. Você poderia complementá-la com sua experiência.

      Ele possui dois alvos: brcm-2.4 e brcm47xx. O primeiro usa um driver wireless e kernel 2.4 (e menor). O outro um kernel mais novo, 2.6, e outro driver. Na teoria, ambos funcionariam para o seu caso mas vi alguns relatos de problemas de espaço para kernel 2.6. Só precisa ser, no mínimo, versão 10.03.1. Como não existe versão especial para seu roteador, o que você precisa é a versão "genérica":

      http://downloads.openwrt.org/backfire/10.03.1/brcm47xx/openwrt-brcm47xx-squashfs.trx
      http://downloads.openwrt.org/backfire/10.03.1/brcm-2.4/openwrt-brcm-2.4-squashfs.trx

      A instalação é somente pelo TFTP. O lado bom é que dificilmente você conseguirá não recuperar caso grave uma imagem errada, uma vez que o TFTP é anterior ao sistema instalado.

      Se tiver mais dúvidas, consulta o fórum do OpenWRT que você terá resposta de pessoas com o mesmo modelo do seu roteador.

      Excluir
  4. Ola Luiz Obrigado pela resposta
    então para atualiza para o openwrt tenho que usar este comando
    cd /tmp/
    wget http://downloads.openwrt.org/latest/brcm-2.4/openwrt-brcm-2.4-squashfs.trx
    sysupgrade /tmp/openwrt-brcm-2.4-squashfs.trx
    Então ele é mais facio recuperar.
    obrigado meu amigo

    ResponderExcluir
  5. Não, você precisa usar o método TFTP. Olhe o item: "OEM installation using the TFTP method" na página que passei.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ola Luiz Sei que vc já me passou as dicas.Como eu fasso essa atulização via tftp.
    Sobre recupera esse dir320 se eu fizer uma atulização errada ele já era isso que vc quis dizer.sobre isso é um terminal "OEM installation using the TFTP method"
    O brigado novamente..

    ResponderExcluir
  8. As instruções de como instalar estão na página que eu passei.

    http://wiki.openwrt.org/toh/d-link/dir-320

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. ola Luiz blz.
    Sei que você ja me passou isso.
    Eu tenho um roteador dir320 em modo "AP" Eu uso um placa de rede sem fio para se conectar a ele funciona bem.Como eu fasso para Configurar o meu roteador tp-link para se conectar automatic o dir320.Outra pergunta porque para se conectar ao dir320 eu tenho que digitar o ip nao entra em automatico.Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Olá Luiz,

    Me tira uma dúvida por favor...

    Acessando a interface do roteador via ssh e utilizando o comando "sysupgrade arquivo NDR3800.bin" ele coloca o sistema NETGear de fábrica? Quero fazer um teste, pois minha esposa está dizendo que neste router a conexão dela está caindo sempre... deixei ele com duas rádios.... e observei também que a rede de 5Ghz (2º rádio) está com alcance bem mais baixo que a 1ª rádio... com isso queria voltar ao original para testar.

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiz
    tudo bom?

    eu tive um problema com o meu roteador ele é um modelo Linksys WRT54GL , eu estava mexendo nas configurações de rede dele acessando via ssh, mas acho que deixei alguma coisa errada, porque não consigo acessar mais o roteador, eu não consigo mais acessar o roteador pelo novo ip que eu configurei nele, e nem pelo antigo mais, pensei em resetar, mas fiquei com algumas duvidas de como se faz isto, como eu sei a hora certa de pressionar o botão reset nele? essas mensagens que vc falou, onde que elas aparecem? e pela serial, como eu faço, eu não posso desmontar ele aqui, pois é da universidade onde eu trabalho.

    Se puder mi ajudar eu agradeço!

    abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge,

      O momento para pressionar o botão é alguns segundos após ligá-lo. Você pode ficar apertando a cada segundo por uns 30s que é quase garantido que vai funcionar.
      Configure uma máquina com IP fixo, 192.168.1.2/24 e pingue 192.168.1.1. Quando responder, telnet em 192.168.1.1. O artigo nesta página explica melhor.

      A mensagem vem em um pacote UDP pela rede. Você poderá vê-lo usando um sniffer de rede como o wireshark. Ela também é mostrada pela serial, mas você terá que abrir o equipamento para chegar nela.

      Abs,

      Excluir
    2. Ola Luiz,

      eu fiz o procedimento acima de apertar o botão de reset durante um tempo, e funcionou, depois de algum tempo a maquina conseguiu pingar no endereço IP do roteador, conectei a ele via telnet, até ai deu tudo certo, mas na hora de trocar a senha para acessar via ssh está dando um erro, vou exemplificar abaixo como estou fazendo:

      root@(none):/ passwd // Aqui eu digito passwd para alterar a senha de root
      new password: // digito a senha pedido e repito la em baixo

      passwd: /etc/passwd: Read-only file system
      passwd: cannot update password file /etc/passwd // Nesta linha fala que eu não posso atualizar o arquivo passwd.


      com isso eu não consigo acessar atualizar a senha e acessar via SSH.

      Excluir
    3. O modo de recuperação é um sistema em somente leitura para você corrigir alguma configuração errada ou zerar tudo. As configurações antigas, se quiser tentar recuperar algo ou fazer backup, devem estar em /overlay. Porém, o mais garantido é zerar tudo e começar do zero. Dá uma relida neste trecho do artigo acima:

      "Se seu problema é mais pontual e você quer simplesmente alterar alguma coisa como uma regra de firewall, execute o comando "mount_root". Você poderá, então mudar as configurações ou trocar a senha de root com o comando "passwd". Porém, se a ideia é simplesmente rezar as configurações, execute o "firstboot"."


      Excluir
    4. Obrigado pelas dicas =)
      Consegui definir a senha de ssh e acessar o arquivo novamente pela interface luci.
      Grato!

      Excluir
    5. Foi salva a vida de mais um roteador... :-)

      Excluir
  13. Olá Luiz vc pode me ajudar?

    Tenho um tp link mr3420, que mudei para openwrt. Cheguei a configurar direitinho com o wifi funcionando etc...
    O problema é que fui inventar de mexer nas suas configurações de rede e aí ele parou de conectar na interface web no 192.168.1.1. O wifi conecta mas não acessa nada... Tentei o esquema em apertar o reset, troquei os ips da minha máquina mas o putty não conecta nem a pau... Se puder me ajudar ficarei muito agradecido..
    Muito obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Depois de entrar no modo de recuperação, você conseguiu fazer um ping para 192.168.1.1? Se sim, é bom sinal. Quer dizer que funcionou. A wireless deve estar inoperante neste momento.


      A conexão no modo de recuperação deve ser telnet e não SSH. O padrão do putty é fazer uma conexão SSH. No diálogo de conexão, selecione Telnet. Ele também trocará a porta. Algo como:

      http://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2011/10/mssid_01.jpg

      Se ainda não conseguir, vamos tentar outra coisa.

      Excluir
    2. Luiz boa noite,

      Bem estou fazendo assim, veja se é o certo..

      Conecto o router pelo cabo de rede, entro no cmd do windows e digito ping 192.168.1.1 -t....
      Qdo isto acontece eu ligo o router na força e fico apertando o reset (já tentei tbm pelo QSS).
      Na hora em que a luz sys começa a piscar no cmd aparece a resposta do ping:

      Resposta de 192.168.1.2: Host de destino inacessível
      Resposta de 192.168.1.2: Host de destino inacessível
      Resposta de 192.168.1.2: Host de destino inacessível
      Esgotado o tempo limite do pedido.
      Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo=1485ms TTL=6
      Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo<1ms TTL=64
      Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo<1ms TTL=64
      Resposta de 192.168.1.1: bytes=32 tempo<1ms TTL=64
      Esgotado o tempo limite do pedido.
      Esgotado o tempo limite do pedido.

      Enquanto está respondendo eu entro com o putty naquela configuração:

      Host name: 192.168.1.1
      Port: 23
      type: telnet

      Aparece a tela do telnet sem nada e só fica nisso até ela fechar...

      Outra dúvida, é necessário mudar o ip da minha maquina p 192.168.1.2 manualmente e deixando 192.168.1.1 como gateway na config de adaptador de rede??

      Obrigado e forte abraço..

      Excluir
    3. Use o reset, deve funcionar. Aparentemente você não está entrando em modo de recuperação. Fique apertando a cada segundo desde o momento que vc ligou até o system parar de piscar. Alternativamente, use um sniffer de rede (wireshark) para receber o aviso de quando apertar.

      Quanto a configuração de rede, só precisa do ip 192.168.1.2 e máscara 255.255.255.0. Gateway e DNS tanto faz.

      Excluir
    4. Então Luiz, fiz do geito que vc passou, mas.. nada de entrar no modo de recuperação.
      Instalei aqui o wireshark, andei olhando as linhas que ele vai mostrando e não vi nenhum pacote com a mensagem que vc citou acima "Please press button now to enter failsafe"... Meu amigo isso tá me dando desespero... imagina o router tá novinnho, qdo instalei a open tinha acabado de tirar da caixa...judiação...

      Excluir
    5. Calma ai :-) Se você instalou a versão squashfs (que eu recomendo fortemente), ele vai funcionar. Você tem o nome da firmware que você baixou?

      A mensagem que o roteador envia, que o wireshark mostrará será um pacote UDP. Deve ser o único pacote que não vem do seu computador. Esta página é mais completa sobre o modo de recuperação http://wiki.openwrt.org/doc/howto/generic.failsafe
      Só para confirmar, não é segurar o botão mas apertar várias vezes até o roteador parar de piscar o system. O reset é um pouco profundo e a passagem é estreita. Um clips fino é a melhor "ferramenta" mas não force. Você sentirá o clique do botão ao ser pressionado.

      No pior dos casos, você terá que recuperar pela serial. É mais complicado, principalmente prq você precisará de um conversor serial de baixa tensão (nível TTL) e soldar 3 fios na placa. A boa notícia é que isto é fácil para a placa do seu roteador.

      Excluir
    6. Luiz boa tarde,

      Esse é o nome do arquivo que instalei

      openwrt-ar71xx-tl-mr3420-v1-squashfs-factory.

      Usando o cabo de celular da nokia dku-5 dá p recuperar?
      Aqui em casa eu tenho um cabo da nokia, mas é o ca-101.. será que este serve?

      Excluir
    7. Pela imagem, o failsafe deveria funcionar. Investe nesta alternativa que é a mais simples.

      Sim, DKU-5 funciona (mesmo os genéricos).

      O CA-101, pelo que eu vi, é só um cabo usb para micro-usb. Não resolve.
      Aqui tem mais informações sobre cabos.

      http://wiki.openwrt.org/doc/hardware/port.serial

      Tem alguns vídeos na internet sobre como fazer isto:

      https://www.youtube.com/watch?v=GVIrpJVebyE
      https://www.youtube.com/watch?v=PLys8mxpDXo

      Inclusive com o seu roteador.

      Excluir
    8. Ah, o segundo vídeo o cara não conseguiu. Provavelmente ele apertou o botão antes da hora e não reapertou mais.

      Excluir
    9. Acho que vou tentar pela serial, pois por aqui o failsafe não entra nem por reza braba o segundo video tá mostrando o failsafe falhando. E o cara tá tentando o failsafe pelo botão qss... Fiquei apertando direto o botão reset do momento de ligar, até qdo a luz sys para de piscar e fixa.... e nada...tem algum log que o wireshark cria?
      Queria te mandar esse log p vc ver se o router está mandando mesmo a mensagem do failsafe...

      Excluir
    10. Não gera logs... ele captura os pacotes que podem ser salvos no formato pcap. Posso dar uma olhada neles.

      Excluir
    11. É com imenso prazer que te informo que finalmente consegui recuperar o danado!!!
      Sebe o que eu fiz??
      Dei uma de louco e liguei ele em uma das portas de um router d-link que eu tenho aqui. Entrei no modo de serviço do d-link e vi o que estava conectado, lá estava o ip dos meus dois laptops e mais um outro com o endereço 192.168.0.139.
      Entrei no meu navegador e sapequei esse endereço... ai entrou o modo de serviço do opentwrt. Fui em system e fiz um recovery, desconectei do d-link e aí coloquei ele no cabo em meu laptop, mandei 192.168.1.1 e bingo, voltou ao normal. Agora é começar a configurar td de novo do geito que ele estava antes....
      Muito obrigado pela força e pela paciência .... Forte abraço!!!

      Excluir
    12. Boa notícia! Você deve configurado a interface LAN para pegar IP pelo DHCP. Como nunca existia um DHCP ativo, ela nunca tinha um endereço.

      Acho que seria interessante você tentar descobrir como fazer o modo de recuperação funcionar. Talvez seja que os botões do seu modelo ainda não tinham drivers na versão que você está usando. A nova versão, em beta2, talvez tenha resolvido.

      Abs,

      Excluir
    13. Acho que estou com o mesmo problema. Tnho um TP-WR2543ND. Instalei o OpenWRT e, como não estava conseguindo configurar as interfaces de maneira que funcionasse, tentei instalar por cima o bin do último upgrade do modelo. Agora ele fica piscando as luzes em ciclo, como se estivesse reiniciando a cada 2, 3 segundos. Instalei o Wireshark, configurei o IP do meu PC pra 192.168.1.2 e, quando ligo o roteador, os pacotes enviados são 1 DHCPV6, vários LLMNR, 1 ARP e alguns ICMPV6. O que devo fazer? (Detalhe: o bin do OpenWRT que instalei foi o openwrt-ar71xx-generic-tl-wr2543-v1-jffs2-factory).

      Excluir
    14. Hum Glauber,

      openwrt-ar71xx-generic-tl-wr2543-v1-jffs2-factory é a versão onde toda a raiz tem escrita. Não existe o modo de recuperação. O melhor tipo de imagem seria o squashfs.

      Quanto aos pacotes que você vê, olhe o endereço MAC de origem. Provavelmente são pacotes originados da sua máquina e não do roteador.

      Este comportamento de reiniciar a cada 2 segundos é típico de uma firmware corrompida. Ele não deve enviar pacotes pela rede. Se for isto mesmo, somente tenho a recuperação pela serial como sugestão. As instruções estão escritas e em:

      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr2543nd#recovery

      Você vai precisar de um adaptador serial com nível de tensão TTL (3.3v) e soldar nos pinos indicados pela wiki. O resto é software.

      Olha pelo lado bom: a serial deste roteador é "amigável". Não precisa de resistor pull-down.

      Se tiver alguma dúvida, avisa ai.

      Excluir
    15. Cara, obrigado pela resposta extremamente rápida!
      Tinha medo de precisar fazer a recuperação pela porta serial, apesar de trabalhar com desenvolvimento de software, sou praticamente analfabeto em eletrônica.
      Acho que vou levar em alguma casa especializada para fazer a soldagem dos pinos pra mim. Valeu mesmo!

      Excluir
    16. O ideal é soldar alguma forma de conector, como mostrado na wiki do openwrt. O cabo serial em nível TTL é encontrado em cabos antigos de celular (dku-5) ou com periféricos usados pelo pessoal do arduino.

      Antes de decretar a morte da firmware, verifica se os pacotes são realmente gerados pela sua máquina e não pelo roteador. Se for do roteador, pode existir alguma salvação. Se for só da sua máquina, pode procurar o cabo serial :-)

      Abs,

      Excluir
  14. Luiz estou com um problema, instalei o openwrt no Tp-link Mr3420 para poder explorar algumas opções que só consiguiria com o openwrt, porém depois de instalado vi que o sistema é bem completo, e como sou meio leigo no assunto linux, pedi um primo meu para configurar pra mim, porém ele não configurou e me devolveu o roteador sem entrar no setup, o roteador liga, porem na hora que insiro o 192.168.1.1 não entra, ja fiz o ipconfig e não aparece numero nenhum no gateway padrao: fica simplismente assim sem numero, ja tentei o ping do cmd nada também, o que posso fazer? achei algumas soluções na internet usando o S.O linux porem não tenho o sistema aqui comigo e mesmo se tivesse não sei opera-lo, já ate usei porém faz uns 10 anos atrás. algum jeito de resetar ou entrar no setup do roteador pelo win?
    desde já grato.
    fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas, o modo de recuperação é a solução para seu caso. Porém, o André Faro (comentários acima do seu) não conseguiu ativá-lo. Este artigo e as informações nos comentários são de como você deve fazer para fazer entrar no modo de recuperação (failsafe). Se funcionar, você poderá conectar com telnet e zerar o roteador. Isto não depende de sistema operacional. Só precisa configurar um ip fixo (ex: 192.168.1.2).

      Excluir
  15. É meu amigo tentei tudo citado ai em cima, inclusive o jeito que o André fez ligando ele em outro roteador, porém o ip fornecido não carregou o setup do open, o failsafe não consigo ativar ja fiz de todos os modos apertando ou segurando ambos botões, o recuvpd não aparece nda, o putty como não consigo o ip não consigo utiliza-lo, e por fim o wireshark não consegui opera-lo, estou quase partindo para o ultimo jeito, hj fiquei umas 5 horas fuçando e nada. quanto custa o DKU-5? acho pra comprar ? um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É barato. Busca no google mercadolivre dku-5.

      Você terá que cortar o cabo e soldar nos pinos da serial. São 3. Recomendo usar algum conector simples para não ficar com um cabo longo soldado no roteador.

      Para identificar cada fio do cabo, você vai precisar de um multímetro e a pinagem do cabo (que tem fácil na internet).

      Depois configura um terminal (hyperterminal ou putty no windows) e desfaz o que seu primo querido destruiu.

      Abs

      Excluir
    2. Douglas e André:

      Caso já não tenham visto a página da wiki de seu roteador no openwrt, segue o link:

      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-mr3420

      Um trecho interessante é este:

      "Failsafe may not work in Backfire before r29661, so it's confirmed to not work at Backfire 10.03.1 launch (r29592). Be extremely cautious on what you're doing or go directly to serial recovery."

      Pelo que eu vi na modificação r29592, os botões estavam mapeados incorretamente. Portanto, até a versão 10.03.1, o failsafe não irá funcionar. A versão 12.09 beta2 deve funcionar este recurso. Contudo, ainda é versão beta...

      Douglas, só resta a serial para seu caso.

      Excluir
  16. Hoje estou aqui tentando tudo possivel, antes de levar o roteador pra cirurgia via cabo serial rsrsrrs, luiz tem algum video mostrando como faz usando o cabo serial?
    o cabo dku ainda é comercializado nestas lojas que vende cabeamento pra celular?

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas,

      Se você tivesse alguma ideia do que aconteceu com o roteador, poderíamos pensar em alguma alternativa para recuperá-lo. Sem conhecer, somente com a serial.

      Você pode até achar o cabo mas será mais fácil encontrá-lo como sobra dos vendedores do mercadolivre ou camelô. Por praticamente não ter mais procura, está com um preço atrativo.

      Quanto ao vídeo, eu não faria melhor do que este cara. Está muito bom.

      https://www.youtube.com/watch?v=9pumxmUyfuI

      É um modelo diferente do seu mas muito próximo.

      Excluir
    2. Luiz abri o roteador ele é um bucado diferente do video, como não sei muito sobre eletronica favor conferir se é aqui que vou trabalhar?
      https://twitter.com/ObrDouglasRocha/status/270882487050330113/photo/1

      como não tenho o aparelho para fazer testes, o quadriculado é o pin4 e os laterais pin3 2 e 1 correto?

      vou precisar apenas do cabo e um ferro de solda, ou precisarei de mais algum componente?

      abs!

      Excluir
    3. Não, normalmente a marcação (no caso o quadrado) indica o pino 1. É o inverso do que você escreveu.

      Veja na wiki a sequencia correta:

      1 2 3 4
      TX RX GND VCC SJ1


      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-mr3420#serial

      É bom um conector que permita desconectar o cabo da placa. Alguns usam, inclusive o p2 stereo de fone de ouvido, pois tem os 3 pinos. Eu usei outro conector mais simples. Pode também soldar direto e cortar depois.

      Na wiki, eles comentam de um resistor pull-down. Porém, eu não precisei dele com o dku-5. Tenta sem ele antes.

      De qualquer forma, um multímetro seria muito bom para testar várias coisas. Ele é um acompanhante quase necessário do ferro de solda...

      Excluir
  17. Estou com tudo em mãos multimetro ferro de solda, porém rodei a cidade aqui procurando o danado do cabo e nda, somente o dku5 e ca42 são compativeis para fazer a cirurgia?
    Acho que vou ter que encomendar na internet!

    ResponderExcluir
  18. http://www.submarino.com.br/produto/350614/cabo-de-dados-ca-53-nokia?opn=COMPARADORESSUB&WT.mc_id=Buscape&utm_campaign=bp&utm_source=buscape&epar=102414

    esse cabo seria compativel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.

      http://www.howardforums.com/showthread.php/832865-FAQ1-Nokia-Data-Connectivity-Cables-DKU-2-DKU-5-CA-42-CA-53

      O DKU-2 e o CA-53 são somente fio. A outra ponta não é uma serial TTL mas uma USB normal.

      Você precisa de um DKU-5 ou o CA-42. Também é possível montar seu conversor de serial normal para TTL, mas vale mais a pena comprar o cabo. Tente o mercado livre.

      Excluir
  19. Luiz beleza??

    Karaka, quer dizer que não tem failsafe nesta versão que estou usando? Sinistro... Ainda bem que no meu caso não precisou... Vou deixar ele bem quietinho aqui...

    Boa semana...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem, só não é "acionável" pelos botões. Pode ser acionado pela serial.

      Excluir
    2. Luiz boa noite.........

      Só tira uma dúvida p mim,Luiz...

      Nosso router em questão é 3g pela usb? Correto?
      Lá onde configurei o 3g em network/interfaces, é psssível ao invés de deixar ele como 3g, configurar a usb com um hd externo?

      Excluir
    3. Olá André,

      Diferentemente do firmware original, com o OpenWRT, você simplesmente tem uma porta USB. Conecte o que quiser nela: modem 3g, celular, webcam, hd externo, impressora, ventilador, mouse, teclado, placa de som... Se precisa de mais de uma porta, conecte um hub usb, preferencialmente com alimentação externa pois seu roteador não tem potência para alimentar muitos periféricos. Claro, todo equipamento necessita de um driver correspondente em algum pacote kmod*.

      A configuração de um modem 3g irá atuar quando um dispositivo compatível for conectado e criar uma serial virtual, que normalmente ocorre pela porta USB.


      A documentação na wiki do openwrt pode esclarecer melhor como configurar o roteador para conectar em um HD/pendrive/etc externo.

      http://wiki.openwrt.org/doc/howto/usb.storage

      Infelizmente ainda não tenho um roteador em mãos com USB para preparar um artigo sobre este tema...(aceito doações ;-) )

      Excluir
  20. Luiz Comprei o cabo no ML estou esperando chegar ok, dai então tentarei o reset serial.
    (passando pra dar satisfação) vamos resolver esse caso! =D

    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz o cabo chegou hoje, vendedor muito enrolado, fui tentar soldar direto na placa do roteador mais naum obtive exito, qual resistor que usar? qual nome daquele componente que o cara do video usa?

      obgd.

      Excluir
    2. O que não funcionou? A solda? Qq coisa, leva em uma eletrônica.

      Esses cabos as vezes são chatos para funcionar no windows. No Linux é plug'n'pray. Só é fundamental usar a configuração correta da serial, senão não vai aparecer nada.

      Bits per second: 115200
      Data bits: 8
      Stop bits: 1
      Parity: None
      Flow control: None

      O resistor, se precisar, é este:
      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr842nd#serial
      É um de 10K. Não tenho mais informações pois não precisei no meu caso.

      Qual componente você fala? Estes?
      https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=header+4+pin&bpcl=39918873&ion=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.1355247934,bs.1,d.eWU&biw=1280&bih=636&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=StvHUNexIIr49QTU6YGoCA

      É só um conector qualquer. Ele aproveitou algo que correspondeu com o tamanho dos pinos da placa. Só fio.


      Excluir
  21. Olá Luiz.
    Parabéns pelo blog/site. Com suas dicas, consegui recuperar o meu wr1043nd que perdeu as configurações de boot ( na verdade, modifiquei parâmetros de IP da lan no router ... ).
    Usei o comando "firstboot" pelo Putty em telnet, logo após reiniciar o router e apertar QSS, fazendo o led SYS ficar piscando rapidamente.Ufa...
    Estou tentando configura-lo para TORRENT com HD externo. Se tiver mais dúvidas posso contar contigo?
    Um abraço.
    Jose Fonseca

    ResponderExcluir
  22. Olá José,

    Está na minha lista de "afazeres" transformar o roteador em um cliente torrent. Vou tentar ajudar no que puder. Só estou meio deconectado até o final do mês.

    Abs,

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde Gostaria de saber se tem como resetar a senha do OpenWTR sem logar no equipamento?
    Pois efetuei a atualizacao do mesmo e quando digitei no navegador ele nao apareseu interface web nenhuma porem consegui conectar com o putty via ssh mas nao consegui logar .
    Meu Equipamento E um TP-Link TL-WDR4300.
    Ja tentei varios procedimentos tentei o acesso telnet mas o mesmo nao se conecta.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de instalar a primeira vez, se estiver sem web, precisa conectar com o telnet. O putty tbm tem esta opção. Depois defina a senha com:

      passwd

      E, assim, o putty ssh vai funcionar. É provável que o luci não está instalado. Você pode ver os pacotes instalados com:

      opkg list-installed | grep luci

      Se não retornar pacotes, você vai precisar instalá-los.

      Abs,

      Excluir
  24. Ola Luiz

    Mais eu não consigo logar no putty e nem no telnet pelo fato de pedir usuário e senha
    no caso uso "root" como usuário mais a senha não funciona já tentei senha " em branco,root Admin,123456,1234 " e nem uma dessas tentativas deu certo.
    Ja Tentei logar com o telnet com o roteador em modo restauração mais não da coneccao o PC ate pinga o roteador mas da erro de coneccao.

    Obrigado Pela Atenção .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos voltar ao início, ele responde ping?
      Já tentasse o modo de recuperação? (o botao fica atras do roteador no teu modelo)

      Ao entrar no modo de recuperação, o led do sistema irá piscar bem rápido.
      O telnet, então, deve funcionar sem senha.
      Depois de conectado, use o comando mount_root e troque a senha com o passwd.

      O usuário é sempre o root.

      Atenciosamente,

      Excluir
    2. Entao estou fasendo o seguinte procedimento ao ligar o roteador na hora que o led que parece um "*" pisca eu aperto o botao atras do moudem que seria wds/reboot ai pelos comentarios que vi em tutorias eu devo colocar o ip fixo no meu pc no caso seria 192.168.1.1 e 255.255.255.0 o resto deixaria em branco so que ao executar o putty ou ate mesmo o telnet enable da uma mensagem de erro de conexa nem aparese a tela de loguim.

      Excluir
    3. o erro que aparese e o seguinte network erro:conection refused
      o interesante que aki quando entro modo recuperacao o dhcp continua funcionar mas nao navega na internet.

      quando ligo ele normalmente ele ta navegando pegando dhcp normalmente .

      me tire uma duvida sem eu conseguir me conectar com usuario e senha tem a posibilidade de eu vontar com firmeware original sem abrir o equipamento ?

      Excluir
    4. Tem q ser 192.168.1.2. 192.168.1.1 é o roteador.

      É normal não funcionar a internet no modo de recuperação.
      Se está navegando, é só questão de resolver a senha.

      Sem usuário e senha, só pela serial para gravar (ou usando o modo de recuperação).

      Excluir
    5. Consegui alterar a senha mais nao usei nenhuma destas opcoes acima .
      o sistema operacional que uso e o sevem ai dui no pc da minha irma que tem o xp e consegui acessar o roteador via telnet

      vou faser ums testes aki e ja reporto alguma coisa

      muito obrigado por ter me ajudado

      Excluir
  25. bom agora acho que eu dancei coloquei tanto na interface wan quanto na lan a opcao unmanaged
    entao agora nao consigo mais pingar o roteador e nem acessalo

    ResponderExcluir
  26. Bom dia consegui acessar como recuperação novamente mais ao tentar resetar ou alterar a interface lan para static,faco o procedimento mias não ta salvando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando executo o comando "firstboot" via telnet apresenta a seguinte mensagem 'jffs2 partition is mounted, only resetting files
      MTD partition not found.'

      Excluir
    2. Estranho esta última mensagem. O firstboot, executado durante o modo de recuperação, não deveria dar problemas. Alguma coisa estranha aconteceu.

      "MTD partition not found." significa que ele não achou a partição do "overlay". Isto, em geral, só acontece quando você gravou uma firmware jffs2 pura e não a squashfs. Tens o nome do arquivo que você gravou?



      Excluir
    3. Noa Lembro o nome do arquivo de tanta tentativa acabei excluindo o arquivo do meu pc mais no caso de se squashfs tem algum procedimento pra resetar.

      Excluir
    4. Se for squashfs, sim. Os mesmos procedimentos que você fez: modo de recuperação, firstboot. A saída do comando mount já é suficiente para dizer qual imagem você gravou. Se for squashfs, terá uma linha como esta:

      /dev/mtdblock3 on /overlay type jffs2 (rw,noatime)

      A linha de comando do kernel tbm deve ter alguma coisa a respeito. O comando "cat /proc/cmdline" mostrará algo similar para rootfstype.

      board=TL-WR2543N console=ttyS0,115200 rootfstype=squashfs,jffs2 noinitrd

      Abs,

      Excluir
    5. Boa Tarde
      executei o comando "cat /proc/cmdline" e apareceu essa linha
      board=TL-WDR4300 console=ttyS0,115200 rootfstype=squashfs,jffs2 noinitrd

      Se for jffs2 pura tem algum procedimento para restauração

      Hoje eu achei um arquivo com nome de defconfig/network e as configurações que estão dentro de la são bem parecidas com as do config/network copiei então os arquivos da defconfig/network para config/network mas não adiantou nada continuo sem acesso ao roteador.

      Obrigado pela ajuda

      Excluir
    6. Luiz

      Executei o comando mount e surgirao as seguintes linhas

      root@(none):/# mount
      rootfs on / type rootfs (rw)
      /dev/root on / type jffs2 (rw,noatime)
      proc on /proc type proc (rw,noatime)
      sysfs on /sys type sysfs (rw,noatime)
      tmpfs on /tmp type tmpfs (rw,nosuid,nodev,noatime)
      tmpfs on /dev type tmpfs (rw,noatime,size=512k,mode=755)
      devpts on /dev/pts type devpts (rw,noatime,mode=600)

      Obrigado

      Excluir
    7. Como não vi a partição montada no overlay e a raiz está com escrita, você escolheu a firmware menos segura, a jffs2. Sugiro trocar o quanto antes para uma squashfs. Pode ser a mesma versão mas no formato mais adequado.

      Excluir
    8. Você Poderia me Passar o Procedimento para essa alteração lembrando que eu só estou conseguindo acessar pelo "modo recuperação" e se não for pedir demais passar o link da versão correta pois estou com medo de colocar a versão incompatível o Roteador é um TP-LINK N750 Model:TL-WDR4300 se possível agradeço muito.
      Abraços

      Excluir
    9. O arquivo, para versão 12.09 RC1 é este:

      http://downloads.openwrt.org/attitude_adjustment/12.09-rc1/ar71xx/generic/openwrt-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs-sysupgrade.bin

      Isto se seu hardware for versão v1. Note que é a versão sysupgrade, para ser gravada a partir de um openwrt já instalado. Não use para gravar a partir da firmware original.

      Você consegue usar o ping de dentro do roteador? Se sim, pode baixar diretamente nele. Ex:

      cd /tmp
      wget http://downloads.openwrt.org/attitude_adjustment/12.09-rc1/ar71xx/generic/openwrt-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs-sysupgrade.bin

      Se a rede não estiver funcionando, talvez você possa disparar o cliente dhcp na mão:

      udhcpc eth0.2

      Ou pode copiar usando o comando scp, que deve funcionar dentro da sua rede. Vai precisar de um servidor ssh encontrado em qualquer Linux.

      Depois é só gravar:

      sysupgrade -n -v /tmp/openwrt-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs-sysupgrade.bin

      Ele vai rebootar. Em geral, ele vai funcionar 100%. As vezes é necessário realizar um reboot frio (desligando o aparelho) mas só faça em caso de falhar. A gravação leva uns minutos (menos de 10m)

      Dá uma lida também na wiki (http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wdr4300)

      Abs,

      Excluir
    10. Comando via scp pode ser com "WinSCP" eu tentei mas nao consigo conectar tem como liberar acesso com telnet no modo recuperaçao ?

      Excluir
    11. Não é o computador conectando no roteador mas o roteador conectando no computador. Por isto que precisaria de um servidor ssh funcionando no computador.

      Também pode ser um servidor http e baixar com wget.

      Excluir
    12. Agora fico muito confuso

      Eu tenho um servidor Brazilfw ele é uma plataforma linux sera que consigo faser com ele ?

      que vc acha que seria mais fácil pra min fazer eu tenho um note com windows 7

      Excluir
  27. Boa Tarde, comprei um roteador tp-link modelo wr-2543nd instalei o open-wrt mais nao deu certo tentei retornar ao firmware original e travou agora ele fica acendendo e apagando todas as luzes e nao consigo acessa-lo.. poderia me ajudar... muito obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Anônimo,

      Se ele "reboota" a cada, aproximadamente, 2s, apagando e ascendendo todas as luzes, seu firmware foi corrompido.
      Vais precisar recuperar pela serial.

      Nos artigos e principalmente nos comentários existe dicas do que você vai precisar.

      (vou acabar montando um serviço de recuperação de firmwares daqui a pouco)

      Abs,

      Excluir
  28. Luiz Conectei o Roteador no meu servidor brazil fw qual é o procedimento que fasso agora estou via ssh mas nao sei o que faser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conecte diretamente por ssh. O comando scp faz o serviço.

      coloque o arquivo da firmware no teu brazilfw ou baixe diretamente nele, no /tmp, por exemplo.
      No roteador openwrt, execute:

      scp 192.168.4.1:/tmp/arquivofirmware.bin /tmp/

      Onde 192.168.4.1 você troca pelo ip do brazilfw. Também, ele deve estar na mesma rede do openwrt (192.168.1.X). Como você conseguiu conectar via ssh, deve funcionar.

      Excluir
    2. Então fica assim envio o firmeware para o brazilfw dentro da pasta /tmp/ ai configuro brazil fw com o ip 192.168.1.2 e o router 192.168.1.1 padrão,entro modo recuperação no roteador assim vo conseguir pingar o mesmo obs:(sem ser modo recuperação no consigo pingar o roteador)ai vem a duvida eu vou conseguir fazer essa atualização via telnet ? (axo que me exprecei errado no post acimaquando disse que estava via ssh eu quis dizer que esta em um servidor linux ssh me descupe)ai se der tudo certo eu entro no roteador e executo o comando
      scp ipbrazilfw:/tmp/arquivofirmware.bin /tmp/

      Cara Muito Obrigado Por ta me dando essas dicas e me desculpe alguma coisa.
      Abs

      Excluir
    3. É isto. Você conectará no roteador por telnet e do roteador no brazilfw indiretamente por ssh via comando scp.

      Excluir
    4. Ola Luiz

      Efetuei o Procedimento olha so

      root@(none):/# scp 192.168.1.2:/tmp/openwrt-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashf
      s-sysupgrade.bin /tmp/
      root@192.168.1.2's password:
      openwrt-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs 100% 2816KB 2.8MB/s 00:01
      root@(none):/#

      Parece que deu certo mais ao reiniciar o roteador continua igual sera que esse procedimento que fis não só copio o arquivo do bfw pro roteador, não tenho que executar outro comando para estalacao do mesmo ?

      Excluir
    5. Bom me desculpe novamente achei o comando que tem que executar

      Depois é só gravar:

      sysupgrade -n -v /tmp/openwrt-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs-sysupgrade.bin

      Excluir
    6. Opa Acabei de terminar,Operação realizada com sucesso !

      Muito Obrigado Por ter me ajudado,Vlw Mesmo eu Ja estava ficando louco.

      Excluir
  29. Bom dia Luiz, primeiro parabéns pelo post muito difícil encontrar essas informações pela net.
    Luiz tenho um airlive wla-5000ap ótimo aparelho, nao consigo acessar ele via web, nem passar o firmware via tftp,comprei um cabo com chip max232 e nao conseguir acessa-lo.
    O problema começou depois que passei o firmware errado nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Nunca me deparei com este seu rotador. Pelo que investiguei, o modelo é suportado pelo openwrt na época do kamikaze. Faz tempo que ninguem olha para ele ( nao quer dizer que nao funcionaria). Este é o link do openwrt sobre ele.

      http://wiki.openwrt.org/toh/wistron/ca8-4

      Ele tem uma serial. Provavelmente deveria funcionar se ela é ninvel ttl e o terminal está com configuracoes compativeis.

      Bem, nem tudo está perdido. Procurando rapidamente pela net, achei este link

      http://fs.airlive.com/airlive_fileserver/uploads/FAQ/WLA-5000APv3/WLA-5000AP_Emergency_Recovery.pdf

      São instruções de como recuperar a firmware por tftp sem a necessidade de serial (infelizmente os tplinls nao tem
      este santo recurso). Acho que era isto que você procura. Tente ai e dá um feedback.

      Salve o santo google...

      Abs,

      Excluir
    2. Eu já realizei esse processo, e sem sucesso pelo que eu percebi só recupero ele via jtag. Obrigado desde já, santo Google eu acho que ele será o novo papa

      Excluir
  30. Boa tarde dia Luiz, primeiro parabéns pelo post, existe pouca informação util e com qualidade igual a sua. Minha dúvida é a seguinte. Possuo um WA701ND instalei a versão openwrt-ar71xx-generic-tl-wa701n-v1-jffs2-sysupgrade, ao invés openwrt-ar71xx-generic-tl-wa701n-v1-squashfs-sysupgrade. Em fim, 100%, consigo entrar no roteador via Telnet, ssh, consigo alterar as configurações do meu roteador, através do VI etc. mas a interface via WEB 192.168.1.1, não dá, fazer tudo na mão tá osso. Com sua experiencia tem como atualizar este roteador para ter acesso via web,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Seu roteador tem 4MB de disco. É pouco mas acho que ainda cabe a interface web, luci. Instale os pacotes necessários e dispare o serviço.

      opkg update
      opkg install luci

      Se não rodar automaticamente,

      /etc/init.d/uhttpd enable
      /etc/init.d/uhttpd start

      Olhe os demais pacotes luci para ver o que te interessa.

      Excluir
    2. Certo, eu vou ter que fazer aquele esquema de um servidor FTP, ou posso configurar a rede lan para acessar a internet e baixar estes pacotes.?

      Excluir
    3. Se seu roteador estiver funcionando na internet, ele mesmo baixa. Só rodar os comandos acima pelo SSH.

      Excluir
    4. esta dando unknown package luci. Eu tenho acesso a internet, está configurada na porta lan, mas está dando este erro. E se eu atualizar a versão para openwrt-ar71xx-generic-tl-wa701n-v1-squashfs-sysupgrade. o que acha? e qual seria o comando.

      Excluir
    5. Estranho... o opkg update funcionou? Se sim, olha os pacotes com luci:

      opkg list luci*

      E quanto a "Eu tenho acesso a internet, está configurada na porta lan", estranho a LAN para internet. Você consegue pingar fora? O dns está ok?

      Excluir
    6. Sim... Eu consigo pingar fora. Normal. Quando eu dou o comando opkg list luci* não lista nada
      Se eu der o comando opkg list, aparce vários ´pacotes.

      Excluir
    7. Antes do list, precisa do update para baixar a lista de pacotes. Se ainda assim não aparecer algo do luci, pode ser a versão do teu openwrt. Qual que você está usando?

      Excluir
  31. Nossa, cara. Ajudou muito.
    Ja tava quase jogando meu roteador fora quando encontrei esse tutorial.
    10 pra vc!

    ResponderExcluir
  32. Caro Luiz,
    Veja se pode me ajudar. Numa atualização de TP Link 1043nd V1.8 de Gargoyle 1.4.7 para 1.5.9 ele parou de funcionar. Al ligar pisca tudo uma vez e depois fica com apenas o led PWR acesso e o da porta LAM piscando. Pelo wireshark vi so pacote do computador pro router. Neste caso só com serial?
    Obrigado, Marcos Calor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum...

      Gargoyle é somente uma interface diferente para o OpenWRT. Porém, a versão 1.5.9 é baseada na 12.09 (desenvolvimento). Pode ser que você pegou uma firmware não funcional...

      O piscar ao ligar é, em geral, normal. Só o HW/gerenciador de boot se preparando.
      A rede piscar também é normal pois a LAN é um chip dedicado e funciona independente do sistema estar funcionando.

      A parte que não é boa fica com o "...so pacote do computador pro router". Todas as firmwares do Gargoyle são no formato squashfs. Com isto, ele deveria, ao menos, enviar o pacote de indicação do modo de recuperação alguns segundos após ligar o computador, não importando a configuração que você possa ter feito. Se não enviou, a chance de você estar com uma firmware corrompida é grande. Existe também uma remota possibilidade de você não ver os pacotes chegando pois o seu computador ainda está "iniciando" a placa. No Linux você poderia evitar isto subindo a interface manualmente (ip link set dev eth0 up). Só para desencargo de consciência, já tentasse o entrar no modo de recuperação apertando algum dos botões?

      Bem, como parece caso de firmware corrompida, vai ter que ser na serial mesmo. O lado bom é que é um roteador popular e tem documentação farta de como recuperar.

      Você já deve ter lido e relido este post (e os comentários). Já deve saber do que precisa. Também é bom dar uma lida na página do seu roteador na wiki do openwrt
      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr1043nd#serial

      No mais, é conseguir o cabo, soldar e seguir as instruções.

      Boa sorte,

      Excluir
  33. Luiz... boa tarde. tenho uma memoria temperamental.. ate resolvo algumas coisinhas... fiz a migração para openwrt... da forma mais "dificil/copiando direto" mas com suas dicas... usei putty e winscp... funcionou usei algum tempo... mais trabalho com uns 30 e poucos radios... fique sem tempo.. agora de volta... não lembro a senha... do root... nao acerto zerar ou mudar... estou usando o modo seguro.. log com putty/telnet... assim.. root@(none):/# passwd
    Changing password for root
    New password:
    Retype password:
    Password for root changed by root - mas quando tento acesso nada.. socorro... por favor. detesto perder... rsrs... obrigado

    ResponderExcluir
  34. A mais uma coisa... se eu fiser um firstboot.. quando logo com o winiscp ou putty ssh... vem aquela mensagem... ja click... na primeira, na segunda na terceira... opção e nada... refeço... nada... pode ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Notano,

      Acredito que você está usando o modo de recuperação. Antes de poder trocar a senha de root, vc precisa reativar a partição de dados (comando mount_root). Depois é só trocar com o passwd mesmo.

      Quando fizer o firstboot, ele vai limpar as chaves do ssh e deve alertar sobre isto. Você precisa remover as antigas ou aceitar as novas. Depende de cada programa. Não sou usuário de putty e winscp mas se vc postar ou encontrar a imagem da dela na internet, eu posso tentar te ajudar melhor.

      Excluir
  35. Luiz, vejo que você ja ajudou varias pessoas aqui,
    o meu problema é o seguinte, eu tenho um airlive wla-5000ap, fui trocar o firmware
    que veio no proprio cd do AP e desde entao nao consigo acessar via browser pelo ip 192.168.1.1. o que vc me sugere ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, como não é relacionado ao OpenWrt, so posso dar uma fica geral. Em primeiro lugar leia o manual dele. Pode ter instruções ou passos que você pulou, como a necessidade de zerar a configuração. Zera a configuração por si também pode ajudar. Ser nada ajudar, é provável que você esteja com firmware corrompido. Ai teria que buscar com a assistência técnica, fabricante ou google como recuperar.

      Excluir
  36. Bom dia, amigo poderia tentar me ajudar? fiz a atualização do meu WRD4300 porem fui configurar ele para se conectar fia PPPOE no meu d-link 500b! Mas agora não acessa internet e não consigo entrar nele nem via web, nem por ssh, estou tendo algo parecido com o do amigo

    POWER NET LAN HOUSE9 de fevereiro de 2013 20:58

    Entao estou fasendo o seguinte procedimento ao ligar o roteador na hora que o led que parece um "*" pisca eu aperto o botao atras do moudem que seria wds/reboot ai pelos comentarios que vi em tutorias eu devo colocar o ip fixo no meu pc no caso seria 192.168.1.1 e 255.255.255.0 o resto deixaria em branco so que ao executar o putty ou ate mesmo o telnet enable da uma mensagem de erro de conexa nem aparese a tela de loguim.


    Ja coloquei igual vc havia dito 192.168.1.2 no pc e 192.168.1.1 do roteador, mas porem não consigo entrar nele

    ResponderExcluir
  37. Ola Ademir,

    Fique pressionando repetidamente o botão wds assim que ligar. O led system vai ficar piscando rapidamente para indicar que você entrou em modo de recuperação.

    A conf no pc é 192.168.1.2 e não 192.168.1.1. Use o telnet e não o ssh para conectar. SSH e WEB ficar desligados neste modo.

    ResponderExcluir
  38. Depois que eu entrar do modo de recuperação o que faço para reverter a ultima configuração que fiz? Tenho certeza que foi depois que tentei configurar ele para se conectar no d-link 500 que está em bridge!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citando um parágrafo deste artigo:

      "Se seu problema é mais pontual e você quer simplesmente alterar alguma coisa como uma regra de firewall, execute o comando "mount_root". Você poderá, então mudar as configurações ou trocar a senha de root com o comando "passwd". Porém, se a ideia é simplesmente rezar as configurações, execute o "firstboot"."

      Você terá que desfazer o que você fez editando os arquivos de configuração em /etc/config ou zerando toda a configuração.

      Excluir
  39. Boa noite!

    Luiz, quero desde já agradecer pela ajuda! Já consegui retomar o acesso do meu roteador!

    Mas queria que me ajudasse a configura-lo para eu concectar ele no meu d-link 500b segunda geração! Meu modem está em bridge, mas quando configuro o roteador para ppoe ele perde a conexão e ai tenho que entrar em mode de recuperação para poder voltar acessar o roteador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho isto. Só editar a inteface wan, trocar para pppoe e configurar. Não deveria afetar a rede LAN.

      Excluir
  40. consegui, eu estava tentando configurar em lan, por isso nao dava certo! Agora que configurar um servidor de arquivos! Vou disponibilizar filmes para acessar na rede interna e externa! poderia me auxiliar de que maneira eu faço isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um artigo no blog para cada coisa que você vai precisar para disponibilizar filmes para acessar na rede interna. Inclusive, o último, sobre DLNA, referencia alguns deles. Dá uma explorada.

      Excluir
  41. Boa noite comprei um D-link dir 600 e não consigo entrar nele, apertei o botão de reset e nada feito, me ajuda por favor...Lembrando não entendo muito sobre o assunto...No aparelho a única luz que esta acessa é a que indica que o aparelho está ligado.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, de volta, Ainda não resolvi nem parei. veja os parâmetros e me diga algo - Por gentileza.

    2012/01/15 22:01
    Build on suco
    yaffmap-agent Revision: 47f3f3e9b7719f2960467013becfeece414e3695
    luci-app-bulletin-node Revision: c3f6e799ae58bb5c2b76784b936474ab94c8bfe0
    OpenWrt packages Revision: 29755
    packages-pberg Revision: 63a92eaa393220964cfd4aa1388e14e6e1870c96
    piratenfreifunk-packages Revision: b4912a5a3e3f944d4c657593910055343ea99c31
    LUCI Branch: luci-master
    LUCI Revision: b73282c907fbcbf1a45bbeb4d40cee418be8e780
    OpenWrt Branch: trunk
    OpenWrt Revision: 29755
    OpenWrt Board: ar71xx
    URL http://firmware.pberg.freifunk.net/experimental/trunk/bleeding-edge-timestamp/2012-01-15_22-01/ar71xx on suco
    root@(none):/#
    root@(none):/# mount_root
    switching to jffs2
    root@(none):/# passwd
    Changing password for root
    New password:
    Retype password:
    Password for root changed by root
    root@(none):/#

    Relembrando, instalei, entrei na interface http... esqueci a senha.... usai o modo recuperação e put, resetei a senha.... usei novamente... perdia senha outra vez... e agora sigo os passos acima (que você ensinou) mas ao logar na interface http, ou outro ssh, não aceita a senha...

    A tp-link - TL-wa901ND

    Pode ajudar? Grato.

    ResponderExcluir
  43. A observando novamente sua resposta anterior você diz..(Quando fizer o firstboot, ele vai limpar as chaves do ssh e deve alertar sobre isto. Você precisa remover as antigas ou aceitar as novas. Depende de cada programa.) - por favor se entendi este "firstboot" pode limpar a senha... mesmo apagando tudo. indica um programa e qual opção escolher.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Firstboot vai limpar tudo do seu roteador: senhas, configurações, programas instalados. Vai ficar como se você tivesse acabado de instalar o OpenWRT.

      Vai resolver seu problema.

      Excluir
  44. rsrsr... mais uma pergunta. Se eu quiser apenas voltar o firmware original, tem como usando o modo seguro... "telnet" ? já que com ssh não consigo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o firstboot que você terá acesso. Defina uma senha e o ssh voltará.

      Para voltar ao firmware original:

      http://luizluca.blogspot.com.br/2012/05/openwrt-turbine-seu-roteador.html

      Excluir
  45. Quero agradecer ao Luiz Angelo Daros de Luca, não cheguei a fazer posts, mas tudo que li, foi suficiente para reviver o meu 1043nd, obrigado

    ResponderExcluir
  46. Bom dia. Obrigado - Em bom "ludovicense" bati assas. Bom por algum motivo, embora não apresentasse erros, zerar a senha não funcionou. (Seguindo suas dicas) estudei exaustivamente os post. E após o "firstboot" eu deveria usar user: ROOT PASSWD admin. Ache que seria senha em branco. Desculpe esta indicação (E após o "firstboot" eu deveria usar user: ROOT PASSWD admin.) você já havia fornecido, e eu não tinha observado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do firstboot e após reiniciar, tudo volta ao normal. E o usuário é sem senha mesmo.

      Excluir
  47. Olá, Luiz!
    Tenho um roteador TP-LINK TL-WR2543ND V1..
    Eu instalei o Firmware Open-wrt: openwrt-ar71xx-generic-tl-wr2543n-v1-squashfs-sysupgrade.bin.
    Gostaria de saber se vocẽ poderia me ajudar na solução dos passos para configurar a impressora epson TX135 que está plugada na porta USB logo atrás do roteador (única porta ,aliás). Com o firmware original da TP-LINK estava funcionando, agora não consigo mais fazer impressoẽs wireless.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thales,

      Tenho o mesmo roteador. Bem, se tiver espaço, uma USB e funcionar o OpenWrt, não importa muito o modelo. Só minha impressora é HP.

      Ainda não fiz esta configuração de usar o roteador como servidor de impressão. Preciso comprar uma extensão USB antes. Devo fazer um post quando fizer a conf mas não posso prometer para os próximos dias.

      Excluir
  48. Olá Luiz, tenho um roteador TP-Link WA901ND V2 e penso que possa estar com algum problema.
    Instalei o OpenWrt pensado que fosse um processo fácil mesmo sem ter muito conhecimento sobre o funcionamento de redes mas acho que isso deu mal. Instalei este arquivo "openwrt-ar71xx-generic-tl-wa901nd-v2-squashfs-factory" e a instalação foi bem sucedida mas depois de ligar de novo o roteador ficou a piscar o led do system e desde ai nunca mais parou. Consigo usar telnet para o ip 192.168.1.1 mas quando entro aparece root@(none)e quando tento o comando mount_root aparece "No jffs2 marker was found", já tentei também o failsafe mas penso nunca ter conseguido entrar mesmo no failsafe, pelo menos quando tento o comando firstboot aparece "jffs2reset: /dev/mtdblock3 is not mounted, erasing it"e dá a impressão que nada mais acontece. Já fiz muitas pesquisas e até agora ainda não consegui nada, espero que me possa ajudar.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes,

      De onde você pegou o openwrt-ar71xx-generic-tl-wa901nd-v2-squashfs-factory?
      Se o telnet funcionou, quer dizer que o sistema está vivo. Ou você consegue conectar pelo telnet apenas pelo modo de recuperação?

      É comum em imagens de desenvolvimento (trunk) não estar presente a interface web (luci). Se for o caso, pode instalar pelo telnet mesmo:

      opkg update
      opkg install luci
      /etc/init.d/uhttpd enable
      /etc/init.d/uhttpd start

      Isto baixa os pacotes do luci da internet, instala, ativa e dispara o serviço. Só precisa ter internet funcionando no roteador.

      O problema é que seu equipamento não é um roteador mas um access-point. Ele só tem uma interface de rede cabeada. Não sei qual é a configuração padrão da rede para este caso, se ele usa IP fixo, se busca automaticamente por DHCP o ip. Isto você poderá responder olhando o arquivo /etc/config/network com o comando "cat /etc/config/network".

      Não lembro de cabeça se tem mais alguma informação que o comando firstboot envia. Ao menos ele tentou zerar as confs corretamente. Não sei se deveria aparecer algo além de "erasing it". É bem rápido mesmo.

      Excluir
    2. Fiz o download aqui "http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wa901nd".
      O telnet funciona mesmo sem o modo de recuperação penso eu, porque consigo aceder através do telnet mesmo sem premir nenhum botão na inicialização do access point só que parece que nenhum comando quer funcionar.
      Isso do ip eu não entendo muito, sei que antes tinha o ip 192.168.1.254 para aceder à página de configuração.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Tentei esse comando "cat /etc/config/network" e apareceu "cat: can´t open ' /etc/config/network': No such file or directory".

      Excluir
    5. Na wiki só tem referência para versão em desenvolvimento. Recomendo você fazer um downgrade para a versão 12.09. Use este arquivo (sysupgrade só de openwrt para openwrt):

      http://downloads.openwrt.org/attitude_adjustment/12.09/ar71xx/generic/openwrt-ar71xx-generic-tl-wa901nd-v2-squashfs-sysupgrade.bin

      Baixe no seu pc.

      Entre com o telnet no roteador, defina uma senha (comando passwd). Isto vai ativar o ssh. Com o SSH, se você usa o windows, use o winscp e copie o arquivo para /tmp/
      Faça o upgrade com o comando sysupgrade

      sysupgrade -n /tmp/openwrt-ar71xx-generic-tl-wa901nd-v2-squashfs-sysupgrade.bin

      Quando voltar, você deve ter uma interface web funcional.

      Excluir
  49. Também tenho problema em definir a senha, uso o comando passwd e aparece:
    "changing password for root"

    então aqui tento definir a senha

    New Password:
    Bad Password: too weak
    Retype password:

    Depois aparece:
    passwd: /etc/passwd: Read-only file system
    passwd: can't update password file /etc/passwd
    root@(none):/#

    E parece que não define a senha...

    Muito obrigado por toda a ajuda até agora!

    ResponderExcluir
  50. Ok, já consegui definir a senha, parece que a que tentava por era muito curta. Agora tenho outro problema, não consigo conectar com winscp, abro o winscp como admin, onde diz "File Protocol" escolho "SCP" e depois meto o ip e não funciona, aparece "Network error. Connection refused."

    ResponderExcluir
  51. Olá Luiz,

    Comprei um TL-WDR4300 N750, por favor, envie o link para baixar a Openwrt correta para instalar direto da firmware original dele. Já tive um 1043nd e acabei matando ele por não baixar a Openwrt correta. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eric,

      Já escrevi sobre isto em http://luizluca.blogspot.com.br/2012/01/openwrt-turbine-seu-roteador-instalando.html.

      No seu caso, deve ser este aqui:
      http://downloads.openwrt.org/attitude_adjustment/12.09/ar71xx/generic/openwrt-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs-factory.bin

      Mas antes de instalar, olhe a wiki do seu modelo. Pode ter alguma informação importante por lá.

      Excluir
    2. Acabou de chegar meu roteador. Na etiqueta tem ver 1.6. Algum problema nisso?

      Excluir

  52. Veja ai a versão...


    http://i.imm.io/1ge2F.jpeg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eric,

      Pela informação da wiki, a sua versão de HW foi oficialmente testada somente após a revisão r37759. E isto foi depois do lançamento da versão 12.09. É um roteador muito recente. Segundo a wiki, lançado mês passado.

      Vai funcionar a firmware que você indicou? Provavelmente sim. A revisão da wiki é apenas a versão do openwrt testada. Porém, eles não se arriscam a dizer que a versão 12.09 funciona pois ele pode ter funcionado devido a alguma mudança entre a revisão do lançamento da 12.09 (r36088) e a revisão testada (r37759).

      Garantido mesmo seria a próxima versão estável, sem data de lançamento. Meu irmão instalou a 12.09 em um v1.5 deste modelo, similar ao seu caso, e o roteador ainda funciona ;-).

      A versão da firmware da Tp-Link na imagem que você enviou indica que ela é a mesma, até este momento, para toda a família 4300. É um bom indicativo que poderia funcionar.

      Se fosse meu, eu testaria pois tenho o cabo para recuperar a firmware no pior caso. Agora é com você decidir o que fazer.

      Excluir
  53. Bom dia Luiz,

    Então. Instalei a firmware que vc indicou, carregou tudo certinho até a interface LuCi. Porém quando fui configurar o roteador deu uma travada e não entrou mais, na verdade n consigo mais nem pegar ip... O q estou fazendo agora é usando ele ligado diretamente ao pc e um outro roteador com a pppoe passando conexão por ele até chegar ao pc... Não sei o pq, mas qdo coloco só ele, n pega ip nem entra na interface LuCi... O q pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltando aqui só pra avisar que já consegui resolver o problema, graças ao seu blog. Lí várias postagens e vários comentários que ajudaram muito! Por isso esse blog é o primeiro da minha barra de favoritos..hehehehe

      Obrigado Luiz!
      Abraço...

      Excluir
  54. Bom dia, eu havia puxado a versão errado do meu TP link , e estava sem o WIFI ai pelo browser coloquei um por ele tentei add o novo, mas acabou dando um erro, desde então não conseguia mais acessar pelo browser apenas pelo ssh,
    mas eu fiz um firstboot, e agora não tenho nem a senha mais pelo ssh, pelo browser continua off, não sei como proceder é um TL-WR941ND

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após executar o firstboot, você terá acesso apenas pelo telnet.
      Depois de definir uma senha (passwd), o telnet é desativado e o ssh habilitado.

      Porém, a interface web deve volta após o firstboot.



      Excluir
  55. Prezado.

    Tentei voltar o TPlink 841ND V7.2 para o firmware stock, usando o comando telnet (mtd -r write /tmp/tplink.bin firmware). Após a gravação, do firmware da tplink usado para reverter o processo no DD-WRT ele ficou com todos os leds piscando e não é nem reconhecido em nenhuma das portas RJ45. Simplesmente fica como cabo desconectado. Estou supondo que no meu caso não tem mais jeito. O que você acha?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... Não é um bom sinal.
      A parte boa é que o gerenciador de boot está, por padrão do OpenWrt, protegido contra gravações. Ainda, seu comando escreveu na área correta, firmware, que engloba o kernel e o rootfs. Provavelmente esse teu tplink.bin não era o esperado para gravar nesta área.

      Tem solução? Sim. Se os leds piscam após 1 ou 2 segundos, é sinal que seu gerenciador de boot ainda vive. Você precisará recuperar pela serial. Leia o conteúdo do artigo e os comentários que você vai achar o que precisa.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta.

      Vou ler e lhe mantenho informado dos resultados assim que possível.

      Abração.

      Excluir
  56. Olá Luiz! Parabéns pelo seu post! Veja se vc pode me ajudar, instalei o openwrt e depois achei um firmware já com dlna, samba e talz instalado, coloquei pra dentro e algo gostaria de voltar ao openwrt "puro". Já fui nas opções de firmware e fiz upload do firmware "stock" por todas as opções mas tudo continua instalados os softwares, vc acha que o firstboot é suficiente? Desde já agrdeço a atenção.

    ResponderExcluir
  57. Murilo,

    Se você instalar o firmware do site, ele virá sem estes programas que você comentou (samba, dlna). Ao instalar este firmware, ele vai automaticamente apagar tudo que foi instalado e retornar um ambiente limpo. O máximo que o openwrt faz ao gravar o firmware é preservar as configurações. Os programas sempre são apagados por não ser garantida a compatibilidade. Alguma coisa está errada deste comportamento de "tudo continua instalados os softwares".

    Quando gravar o firmware, se não marcar a opção para salvar as configurações, será equivalente a rodar o firstboot na firmware em execução. Contudo, ele é eficiente para remover todos os programas que não estavam originalmente na firmware gravada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Luiz que demora para responder, mais de duas horas! KKKKKKKKKKKKKKKK!
      Tb achei estranho, mas como não domino o mundo linux não conclui nada. Hoje vou refazer os processos e qq coisa rodo o firstboot. Esta firmware está com dois problemas, um eu até acho que resolveria que era que tava travando quando conectava usb, pelo o que li é só desabilitar a opção automont no fstab se não me engano, mas quando mando instalar o torrent que é a última coisa que falta agora tá dando erro 4 no wget, antes falava que não achava o arquivo list dos outros programas. Provável são detalhes somente mas como não domino tenho que recomeçar e seguir tutoriais do zero. Obrigado!

      Excluir
  58. Boa tarde, Luiz. Fui colocar essa firmware do OpenWRT no meu roteador TP-Link MR-3220 v 1.2 e?!... Pau, ele não acessar mais pela 192.168.1.1.

    Primeiro coloquei essa openwrt-ar71xx-generic-tl-mr3220-v1-squashfs-factory.bin e acessava.
    Depois fui colocar essa openwrt-ar71xx-generic-tl-mr3220-v1-squashfs-sysupgrade.bin e nada.
    Quando desligo e reinicio o roteador, aparece a rede sem fio Openwrt e depois de uns 20 seg, some.

    E agora? Pode me ajudar? Sou meio leigo no assunto.

    ResponderExcluir
  59. O wireless aparecendo é um ótimo sinal. :-) provavelmente se usar o procedimento de modo de recuperação e zerar a conf, descritos neste post, vai funcionar.
    Você gravou novamente a mesma versão do OpenWrt? A escolha do tipo da firmware foi correta. Só não faz muito sentido. Seria melhor simplesmente zerar as confs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Luiz. Vejo que você estuda (ou) na UFSC. Eu moro no Estreito, aqui em Floripa. É possivel voce fazer essa recuperação para o firmware original da TP-Link para mim? Quanto cobraria? Meu contato: sidfor@gmail.com.

      Excluir
  60. Bom Dia!!! Possuo um wdr4300. Instalei o OpenWRT, funcionou tudo a contento. Comecei a mexer nas configurações, depois de alguns "firstboot" como se é de esperar, eu estava com problemas de entrada na rede já que tinha conectado um roteador nele e o wdr4300 insistia em pegar o ip deste roteador e não usar o dele já que eu tinha trocado a faixa para 192.168.15.1 para não criar conflito com o meu adsl. As vezes funcionava mas para isso tinha que tirar esse outro roteador e depois de pegar o ip eu conectava ele. Isso é o de menos, acontece que fiz a besteira de desativar o firmware o wdr4300, acho que foi isso, o problema é que estava tudo funcionando ai desliguei aquela encrenca toda e fui dormir. Fui ligar no dia seguinte e simplesmente o WDR4300 não pegou mais ip como também fica com a luz do system piscando direto. Já tentei resetar mas nada acontece. Qual seria o procedimento para solucionar isso de preferência sem serial. Só queria ter a oportunidade de reiniciar o equipamento. Desde já agradeço o espaço. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O procedimento é o mesmo dos demais modelos. Logo ao ligar, fica apertando o botão WPS ou reset (não tem diferença). O led de sistema vai piscar bem rápido indicando que você está no modo de recuperação. Configura seu pc com ip fixo, 192.168.1.2, por exemplo, telnet no roteador 192.168.1.1, e firstboot.

      Excluir
    2. Só tenho de agradecer... Tudo voltou ao normal... Continuo aprendendo... Depois dessa vou mexer mais ainda. Eu estava fixando o ip que eu tinha criado para a rede, não imaginava que esse reset voltava ao ip original, pensava eu que o só aconteceria depois do comando firstboot. Mais uma vez obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Complementando... o script para redirecionamento de portas seria:
      option src wan
      option src_dport 80
      option dest lan
      option dest_ip 192.168.15.33
      option dest_port 1500
      option proto tcp
      Eu acho que andei dando mole...pois foi ai que meu modem parou!!!!
      Na verdade eu queria redirecionar a porta 1500 para o IP 192.168.15.33 que é do meu computador, cujo ip é fixo e a faixa do meu roteador está mudada para 192.168 15.1
      Mais uma vez agradeço...
      "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

      Excluir
    4. Fernando,

      Redirecionamento seria algo como:

      config redirect
      option target 'DNAT'
      option src 'wan'
      option dest 'lan'
      option proto 'tcp'
      option src_dport '1500'
      option dest_ip '192.168.15.33'
      option dest_port '80'
      option name 'servicoXXXX'

      E provavelmente precisaria também liberar o acesso:

      config rule
      option target 'ACCEPT'
      option src 'wan'
      option proto 'tcp'
      option dest_port '1500'
      option name 'Liberacao servicoXXXX'

      Pela interface web é bem fácil de configurar.

      Excluir
  61. Luiz, para encerrar, andei fuçando como retornar ao firmware original de fábrica, pelo que andei lendo, no meu caso o arquivo em questão possui o texto "TP-LINK Technologies" no seu inicio. Pelo que li basta fazer um simples update neste caso. Acontece que simplesmente não consigo fazer, ou não estou sabendo usar os comandos para tal tanto pelo PUTTY ou mesmo pelo LUCI, se é que existe essa possibilidade lá... Desde já agradeço a mais essa ajuda.
    Em tempo: a volta ao firmware original é pelo simples fato da falta de tempo de aprender e tirar todas as vantagens do sistema e ele no original vai funcionar sem maiores problemas por enquanto.

    ResponderExcluir
  62. Olá amigo, eu fiz a cagada de mexer na rede wifi pra tentar fazer a internet pegar via cabo só que depois que eu apliquei as configurações do wifi pra funfar como ap, ele apareceu as 2 redes, mas depois do nada elas sumiram! Não aparece mais pra acessar as redes via wifi... E agora? como vou ter acesso de novo? Como vou conseguir reseta-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luca,

      Na duvida, zere as configurações. As instruções estao acima. Depois do firstboot, seu roteador estará com a conf que você tinha após gravar o OpenWrt.

      ABS,

      Excluir
  63. Então cara, esse problema acima meu já tinha sido resolvido, dai hj fui inventar de colocar o Sysupgrade e dai ele reiniciou de boa, só que quando ele voltou o wifi n tava mais habilitado a interface web não entrava, então fui pro putty ( eu faço tudo via cabo ) e dai ele entrou no putty, dei firstboot e reboot -r ou -f sla, mas quando ele voltou continuou a não ter acesso a interface web, e agora nem pelo putty já que ele não está com senha configurada ( firstboot ), onde o ssh só funciona depois que define a senha... Estou lascado kkkkk Me de uma salvação man....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do firstboot, é esperado que a WiFi esteja desligada. E o fato de não ter senha não impede o acesso. Só trocar no putty de SSH para telnet.

      A interface web nao presente só ocorre em versões em desenvolvimento. No caso, a atual é a Harrier breaker, que não tem numero até ser lançada.

      Você vai precisar instalar o Luci (interface web) pelo putty.

      Excluir
  64. E como eu vou baixar tudo sem ter conexão com a internet?? A minha versão é a 2.1, e eu baixei a da v1, pois no site da openwrt não tinha o v2... Não tenho conexão com a internet por este router, como vou fazer a transferência de arquivos? Como eu vou instalar a firmware da DSLRController sendo que ela é a factory?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DSLRController... ai talvez você tenha q perguntar para eles diretamente algumas coisas.

      Factory = firmware que você grava quando migra da versão do fabricante para o openwrt
      sysupgrade = qualquer outra mudança entre versões openwrt.

      Se estiver com openwrt instalado e gravar a factory, não garanto que ele sobreviva. Talvez aconteceu isto.
      Veja a última postagem que mostro em vídeo + ou - como é um comportamento de um roteador com problemas na firmware.

      Ao menos você conseguiu acesso pelo telnet? Se sim, podemos reverter a um estado usável.
      O fato de ter gravado a versão errada da firmware (v1 x v2) pode resultar em um roteador inoperante e recuperável somente pela serial.

      Se você tem acesso pelo telnet, conseguiria configurar pelos arquivos. Porém, como seu caso é um DLS, deve ser um pouco complicado (mas você pode tentar). Se fosse somente uma porta wan por dhcp, por padrão, ela conectaria.

      Você terá que ir a algum lugar com internet para baixar o que for necessário.
      Para copiar os arquivos do computador para o roteador, você pode usar o scp (linux) ou winscp (windows). Antes de poder usar o scp, você precisa criar uma senha do root que habilitará o ssh e desativará o telnet.

      O comentário de 11 de agosto de 2013 18:23 diz praticamente o que você precisa. Claro, só muda o arquivo da firmware em função da versão do seu roteador. Acho que seria interessante, se ainda estiver com o telnet/ssh funcionando, colocar a versão 12.09 e depois ver o que vai fazer. Muito provavelmente a versão DSLRController é apenas o OpenWRT com uns pacotes a mais.

      Excluir
  65. Sem problemas, só tem uma coisa, eu tenho acesso ao SCP porém não tem espaço suficiente pra poder enviar a firmware original da tp link ou a sysupgrade....

    ResponderExcluir
  66. Bem, desculpe comentar um atrás do outro, mas eu consegui voltar pra firmware original e depois eu instalei a openwrt-ar71xx-generic-tl-mr3040-v2-squashfs-factory.bin, porem apos reiniciar deu a mesma coisa, sem http, sem luci, sem interface. Você conhece algum outro firmware baseado em OpenWRT que funcione nesse meu router?? Sera que eu vou ter que usar aquela firmware da DSLRController pra poder ter interface?? ( acho que eles instalaram tudo, http essas coisas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Copie para /tmp. é um tmpfs (na RAM).
      O correto seria um sysupgrade e não factory, já que o dslrcontroler é OpenWrt. Se estiver funcioando, blz. Qual URL da firmware q você baixou? Versões estaveis , em geral, tem interface web.

      Excluir
  67. Eu tenho um WR740N v 4.22 essa que vc diz que precisa de habilitada cirúrgica, pois o pino que tem que ser soldado é SMD, ou seja semi microscópico, um soldador de 40W pode ferrar com o pontinho de cobre.

    estou com um cabo nokia CA-42 falsificado, ele tem CI conversor USB em serial o pl2303, já usei esse cabo antes para dar vida a um HD da seagate.

    Bom vamos lá a dificuldade: eu ligue o cabo com o drive já instalado e funcionando
    RX + TX juntos fazem aparecer o que vc digita no teclado e RX+GND aparecem caracteres estranho, bom já sei que o cabo esta funcionando.
    Ligo o TX do sabo no RX do roteador, e RX do cabo no TX do roteador, ligo o 3.3V ao roteador, ligo o roteador com o hyper terminal funcionado e setado para com3 e já funcionando.. não acontece nada, nem o ipconfig aparece o ip da interface.
    Volto a recolocar os fios, TX com TX, RX com RX e nada...

    soldei o certo o pontinho e liguei no TX do roteador, eu vejo com um microscópico digital ligado ao pc e a solda ta boa.

    Eu não entendo o pc não está dando certo..

    Agora vem a parte que preciso de sua ajuda..

    quero dumpar o firemware do meu roteador que é original da tp-link na versão português, pois quero instalar o DD-WRT e se não der certo eu volto com a versão da tp-link que é original.


    Tem algum procedimento via cabo lan para tal coisa?

    pq o esquema de serial não da certo? o cabo funciona normalmente, mas o roteador não da sinal de vida na porta serial :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick,

      O meu roteador 740 era verão 1.x. Acho que era ainda mais difícil ;-) Mas nada fácil a versão 4.22 pelo que vi na wiki. O problema deve ser que o TX não está ligado ao pino da CPU. Isto é verdade para o 4.23 e deve ser seu caso:

      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr740n#uart.on.v4.23

      O 3.3v não é usado normalmente. Use somente o TX, RX e GND. Se estiver funcionando, você verá caracteres estranhos na tela durante o boot.

      Outra coisa importante é a configuração do baudrate. Os modelos anteriores eram 115200n8 e deve ser ainda o mesmo.

      Não entendi o "nem o ipconfig aparece o ip da interface". Não deveria ter ip em uma serial de console.

      Não sei do dd-wrt (nunca trabalhei com ele), mas o openwrt tem firmware tipo factory que é preparada para ser instalada como uma "atualização" de firmware original, pela interface web. Existe também o procedimento de retorno do openwrt para o da tplink. A doc do 741 é equivalente:

      http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr741nd#back.to.original.firmware

      Só mudando, claro, a versão do firmware. Também é importante verificar se ele inclui atualização do boot, que precisa ser cortado antes de gravar.

      Abs,

      Excluir
  68. Olá Luiz,

    Eu tenho um WR841N e recentemente tentei instalar o OpenWRT. Após a instalação, tudo funcionou perfeitamente, até eu tentar configurar a rede e mudar algo nas portas de rede para DHCP e assim não conseguindo mais acessar o LuCI. Já tentei entrar no modo Failsafe, porém sem sucesso ao tentar conectar com o roteador via Telnet, mesmo configurando a lan do computador com o ip 192.168.1.2, ao tentar acessar o roteador (#telnet 192.168.1.1) sempre a mesma mensagem: "telnet: Unable to connect to remote host: Tempo esgotado para conexão". Assim estou impossibilitado de fazer praticamente qualquer coisa com o roteador.
    O interessante, é que quando inicio ele "normalmente", ele liga a rede wireless, porém se eu não tiver um IP manual no computador, ele não conecta e mesmo assim não consigo acessar qualquer funcionalidade do roteador e nem realizar conexão com a internet via DHCP.
    Então, nesse meu caso, o que você sugere?
    Obrigado desde já e agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, vc deve ter deixado passar algum detalhe.
      Veja o vídeo em http://luizluca.blogspot.com.br/2013/12/openwrt-recuperacao-de-desastre-em-video.html que mostro passo a passo uma recuperação.

      Excluir
    2. Olá novamente, fiz tudo conforme seu vídeo explica, embora não imagino que seja SO o problema, tentei realizar a conexão no Arch Linux e no Windows 8.1. Aqui vai um print das minhas configurações de rede e o resultado ao rodar o Telnet: https://www.dropbox.com/s/bgsiyp2d380og0k/Screenshot%20%282%29.png

      Excluir
    3. Olá Ricardo,

      O led ficou piscando rapidamente como mostrei no vídeo?
      Qual firmware você gravou? Tens a url dela? Era do tipo jffs2 ou squashfs?

      Excluir
  69. Prezado Luiz.
    Como eu havia dito antes, tenho um TPlink 841ND V7.2. Já possuo o conversor RS232, o roteador pisca todas as luzes ao mesmo tempo intermitentemente sem parar.. Já tentei colocá-lo no modo de recuperação mas não tive sucesso. O brick aconteceu depois de tentar instalar uma versão do OpenWrt.
    Já conectei nos contatos da placa mas o putty não reconhece. Se puder me esclarecer o que devo fazer para recuperar o aparelho ficarei grato mas sem querer abusar de sua boa vontade. Já estou quase desistindo.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putty não reconhece? Não sei bem o que ele deveria reconhecer.

      Com o adaptador usb/serial nível ttl, ao conectar no PC, necessariamente o sistema operacional deve apresentar uma nova serial (COM2, COM3..). Em geral a COM1 já está presente e não deve ser ela. Se não aparecer, tem q resolver o driver. Tudo isto sem nem mesmo conectar no roteador. O gerenciador de dispositivos pode mostrar a COM que aparece quando pluga o cabo.

      Com o driver funcionando, o putty pode ser usado como terminal serial (nunca usei, em geral uso minicom ou screen no linux). Configure a serial apropriada e os demais parâmetros (segundo http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wr841nd, algumas versões usam um baudrate diferente (9600) para o u-boot). Velocidade errada ou problema na solda/fios vai resultar que você não tem qualquer saída no puty ou terá caracteres incorretos, mas não "reconhecer". Quando funcionar, ao ligar o roteador, você vai ver algo como:

      AP93 (ar7240) U-boot
      DRAM:
      sri
      #### TAP VALUE 1 = 9, 2 = 9
      32 MB
      id read 0x100000ff
      flash size 4194304, sector count = 64
      Flash: 4 MB
      Using default environment

      In: serial
      Out: serial
      Err: serial

      Neste ponto você terá uma serial funcionando. Se chegar neste ponto, a recuperação é quase garantida.
      Se conseguir, passamos para o próximo passo.

      Abs,

      Excluir
    2. Luiz.

      Obrigado pela resposta rápida e por doar parte de seu tempo.
      Vvou fazer todas essas verificações e assim que tiver esses resultados eu entro em contato novamente.
      Obrigado.

      Excluir
  70. Luiz muito obrigado pelo apoio.
    Infelizmente saturei, não consegui resolver e nem sei como resolver. Já é o segundo, tem outro aqui Ovislink Rtl 8186, na mesma situação. Sou muito ruim em solda e não vale a pena pagar para alguém fazer, já que um ap desse modelo custa 100,00, já gastei 40,00 com solda e ferro. Desisti para não me aborrecer mais.

    Abração meu amigo.

    ResponderExcluir
  71. Luiz instalei no roteador TP-link MR3220 o Open WRT no entanto não consigo instalar o Luci quando coloco o comando OPKG INSTALL LUCI me da a mensagem opkg_install_cmd: Cannot install package luci. O que devo fazer sou totalmente novato no assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você precisa desta info:
      http://luizluca.blogspot.com.br/2014/03/openwrt-lidando-com-versao-em.html

      Excluir
    2. Luiz muito obrigado! Fiz o procedimento de upgrade e resolveu o problema. Agora preciso configurar a rede e ver se dá para configurar o samba. Tem alguma dica?

      Excluir
    3. Michael,

      Olhe os demais posts do deste blog como:

      http://luizluca.blogspot.com.br/2013/04/openwrt-compartilhando-seu-hd-na-rede.html

      Excluir
  72. Olá Luiz, eu Instalei o Openwrt em um Roteador TP-LINK WR740n, mas após instalar, preferi voltar ao sistema de origem por ser de mais fácil manuseio. Então Upei a firmware original que eu baixei do Site da TP-LINK, o roteador ao reiniciar não voltou. Aliás até voltou, mas sem qualquer tipo de conexão, nem wifi, nem por cabo Ethernet.
    Quando ligo o Roteador, a luz de energia liga, e logo depois começa a piscar todas as luzes, elas acendem a cada 3 segundos. O que isso quer dizer? Que meu roteador foi pro céu dos Roteadores? :c AUEAHEUHAUEHU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a firmware está corrompida.

      Só recuperando por uma serial com adaptador nível ttl. Procura nos comentários do blog, principalmente neste post, info sobre o que você precisaria. Tem também o vídeo para mostrar mais ou menos o que seria o comportamento da firmware corrompida e o cabo serial necessário.
      http://luizluca.blogspot.com.br/2013/12/openwrt-recuperacao-de-desastre-em-video.html

      Por depender de solda, nem sempre a vítima sobrevive.

      Excluir
  73. Luiz,

    A recuperação do wdr4300 é feita pela porta usb + adaptador nível tll ou terei que soldar fios no chip do roteador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for problema causado por instalação de um pacote ou configuração, o modo de recuperação vai resolver. Se for problema na gravação da firmware, só pela serial.

      Infelizmente a USB não é usada para este fim. Você vai ter q soldar os fios na placa mesmo. O lado "usb" do adaptador serial ttl vai ficar no seu pc.

      Excluir
  74. Amigo, me ajuda aqui!
    Eu acho que fiz cagada no firewall e não consigo acessar o roteador via wa/lan. Acho que só via seria pra recuperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serial só para problemas na gravação da firmware.
      O vídeo vai te ajudar
      http://luizluca.blogspot.com.br/2013/12/openwrt-recuperacao-de-desastre-em-video.html

      Excluir
  75. Gostaria de agradecer pela dica do reset! Funcionou! Mas para os preguiçosos como eu, sugiro que liguem o roteador travado na tomada e ja iniciem um aperta-e-solta frenetico no botão de reset, assim uma hora ou outra você vai apertar o botao no momento certo, e depois disso o router entrará em espera pela conexão TELNET conforme você disse.
    Obrigado e sucesso no blog!

    ResponderExcluir