Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

domingo, 29 de dezembro de 2013

OpenWRT: Recuperação de desastre em vídeo

Este é mais um artigovídeo da série sobre o OpenWRT

Depois de diversas dúvidas na postagem sobre recuperação do OpenWRT, resolvi mostrar os procedimentos em vídeo. Assim ficam menos dúvidas de como apertar o botão, quando, e o que é esperado.





Até a próxima! E feliz 2014!

51 comentários:

  1. Luiz, como faço pra fazer controle de banda no OpenWrt?
    Uso o TP Link TL MR 3420

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já aproveitando, notei que vocês fez uns comentários citando um problema em uma versão deste roteador, seria essa? OpenWrt Backfire 10.03.1 / LuCI 0.10.0 Release (0.10.0)

      Excluir
    2. Sim, modo de recuperação não funciona. O problema foi no cadastramento dos botões. Assim, não tem como "apertar o botão". Quanto antes, atualize para 12.09

      Excluir
    3. Quanto ao controle de banda, pode significar diversas configurações. São um pouco complexas para serem configuradas. Você pode ver em http://wiki.openwrt.org/doc/howto/packet.scheduler/packet.scheduler

      Se a ideia é só evitar que o torrent atrapalhe seu skype, pode usar o http://wiki.openwrt.org/doc/uci/qos

      ABS,

      Excluir
    4. OK, obrigado pelas respostas!
      Sobre a atualização, como pode ser feita?
      Abraço

      Excluir
    5. Só baixar no OpenWrt.org. tem instruções em http://luizluca.blogspot.com.br/2012/01/openwrt-turbine-seu-roteador-instalando.html. No caso deste artigo, ainda é sobre a versão anterior, mas fora isto, tudo vale para a versão mais nova.

      Excluir
  2. Luiz, como iniciei com o OpenWrt seguindo seus tutoriais, imaginei que talvez vc pudesse me ajudar.

    Tenho um TL-WDR3600 e utilizo o OpenWrt tem um bom tempo.
    O problema é que tenho percebido que o roteador não tem entregue toda a velocidade da minha conexão pelo Wifi, coisa que o roteador da Net (mesmo sendo uma porcaria) consegue fazer.
    Tenho uma conexão de 30 MB da net e no PC que fica conectado ao roteador com OpenWrt, ele chega a marcar velocidades até superiores a essa.
    O problema é que no Wifi desse roteador consigo pegar somente 20mb no máximo de velocidade.
    Usando o roteador padrão da NET consigo velocidades de 30MB ou mais...

    Minha dúvida, o que pode estar acontecendo? Não quero voltar para a firmware stock para saber se o problema persiste. Alguma configuração que estou esquecendo de fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Primeiro teste sempre a conexão entre o PC e um wireless para evitar a influência da internet ou de roteamento. O iperf é uma ferramenta bem legal, especialmente sobre UDP.

      Acredito que o sinal esteja 100%. Desative a criptografia da wireless. Teste as confs avançadas, em especial a parte do ht. Teste outros canais. Você deve alcançar a velocidade máxima neste caso. Olhe tbm as MSG do sistema. Pode ter algo interessante, em geral repetitivo no tempo.

      Qual versão do openwrt VC está usando?

      Investigando rapidamente, vai que existe uma aceleração em hardware para nat no firmware original. Porem, acredito que não deve ser importante para a velocidade em questão. Por isto o teste interno e nao na internet é importante.

      Excluir
    2. Não sei se entendi bem.
      Devo instalar o iperf no OpenWrt? Pelo que pesquisei no Google o normal é instalar em 2 PCs na mesma rede.

      O que é esse HT que vc citou? E que tipo de config avançada eu poderia mudar?

      Estou usando a versão 12.09 do OpenWrt com samba, transmission, dyndns e server de impressão.

      Agradeço a ajuda.

      Excluir
    3. VC pode instalar no roteador (já tem pacote pronto) ou em um segundo pc.

      O HT é o modo de high throughput. Esta nas confs avançadas da WiFi. Mais info: http://searchnetworking.techtarget.com/answer/What-is-80211n-Greenfield-mode-used-for

      Na versão 12.09, também existe problemas no driver wireless. Não sei se seria seu problema mas a historia é longa...https://dev.openwrt.org/ticket/11862

      Mas não recomendaria ainda migrar para a versão em desenvolvimento. Ainda não parece existir uma solução definitiva.

      Excluir
  3. Ói Luiz, vi o video, eu consigo entrar no modo recuperação em um wr740n tplink, baixei o putty e da mensagem desabilitado quando tento acessar o roteador , tentei pelo telnet do windows 7 ultimate, ativei ele nos recursos do windows e desativei o firewall, e da mensagem " rede está inacessivel" poderia me da um passo a passo como telnet e como saber se esta realmente ativado no pc. tenho uma versao do ubuntu 12.. em dvd-r mas não sei como usa-lo.
    obs: minha versão do openwrt é aquela com a LUCI. que tem interface web. sou bem iniciante com linux e com essas linhas de comando.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Creio que o que falta é configurar o IP fixo no windows (192.168.1.2, máscara 255.255.255.0). Googla ai que você acha como fazer isto

      Excluir
  4. Olá Luiz!

    Meu roteador é o TP-link TL-MR3420 v1.2

    Já faz algum tempo que aconteceu o problema no meu roteador e eu já não lembro exatamente o que ocorreu.
    mas ele está assim agora:

    ele liga, pisca a sys normalmente .. mas não consigo acessar a interface web, nem telnet, nem ssh.. nao funciona o dhcp.. consegui o ip dele ligando em outro roteador para fornecer um ip pra ele.. responde ao Ping normalmente.. dei uma pesquisada nas portas abertas, na ethernet 1 aparece como todas as portas filtradas.. nas outras.. aparecem como fechadas..

    a firmware que coloquei é aquela que ainda não tinha a opcao de Failsafe pelo botao..

    Tem algo que consiga fazer sem precisar usar o cabo serial ?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pega DHCP pela LAN ou WAN? Se for pela LAN, possivelmente você configurou a porta LAN como WAN (pois ele está pedindo ip pelo DHCP). Se for o caso, por padrão, ele não vai ser gerenciável pela WAN. Você abriu alguma coisa a mais?

      Alternativas? Se estivesse com o driver usb-hid instalado, creio que um teclado na usb funcionaria (mas não testei). Tente colocar um sniffer de rede e observar os pacotes que ele gera (na LAN e WAN). Talvez tenha alguma coisa. Mas se for o caso de estar como WAN, só o modo de recuperação ou regravação da firmware.

      A serial no seu caso nem é para gravar a firmware falando com o gerenciador de boot. É apenas para pressionar a tecla "f" durante o boot.

      Excluir
    2. ele pega ip do dhcp pela LAN e WAN.. vou por o sniffer pra ve se pego algo
      valeu! obrigado

      Excluir
  5. Oi Luiz,
    Consegui entrar no telnet com o putty, aparece uma tela com o nome busibox 1.19.4. Qual comando usar ? Quero zerar o roteador.

    ResponderExcluir
  6. Luiz, para o putty ou telnet do windows funcionar tem que ter internet tipo. Tenho modem adsl ai conecto ele na porta wlan do roteador e conecto uma das portas lan no pc é isso ou não tem nada haver ?
    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. putty ou telnet são independentes de internet. Basta configurar o ip fixo 192.168.1.2 no windows e acessar o roteador em 192.168.1.1

      Excluir
    2. obrigado Luiz, consegui acessar através do putty confirme vc disse.
      abraço

      Excluir
  7. Cara, eu tenho um WR841N que instalei a versão 12.09 do openwrt, eu deletei a interface lan e agora não consigo mais entrar nele e nem pelo processo first boot.
    não tenho interface de ssh e nem de web, a luzinha do sys fica piscando muito rápido, mas não entra no modo Failsafe
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luz piscando rapidamente é sinal que entrou no modo de recuperacao. Neste não tem ssh nem web. Só telnet.

      Excluir
  8. Boa tarde, Luiz !
    Em primeiro lugar, parabéns, pelos vídeos e tutoriais do blog claros e didáticos me foi de grande ajuda mesmo sendo leigo em LINUX.
    Bom, meu caso trata-se de um tp-link wr1043nd V1 o roteador funciona muito bem para servir internet muito estável nunca há necessidade de reiniciar, seja com firmware nativo ou com o openwrt, mas congela sempre que faço copias de arquivos grandes ou streaming de vídeos, DLNA, situação observada tanto na rede cabeada quanto na wireless e firmware nativo ou com openwrt.
    Será um problema do roteador o ué possível que seja alguma configuração ?
    antecipadamente agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de comportamento pode ser aquecimento, hardware ou falta de memória. Se for rapidamente reproduzido a partir do roteador frio, deve ser falta de memória (lembre-se que ele tem apenas 32Mbytes). Por falta de memória, possivelmente você conseguirá ver uns erros nas mensagens de kernel antes do colapso. Algo assim:

      Out of memory: Killed process 21000, UID 48, (httpd).
      mysqld invoked oom-killer: gfp_mask=0x201d2, order=0, oomkilladj=0

      Call Trace:
      [] out_of_memory+0x8b/0x203
      [] __alloc_pages+0x27f/0x308
      [] __do_page_cache_readahead+0xc8/0x1af
      [] filemap_nopage+0x14c/0x360
      [] __handle_mm_fault+0x444/0x144f
      [] hypercall_page+0x22a/0x1000
      [] hypercall_page+0x22a/0x1000
      [] do_page_fault+0xf72/0x131b
      [] sys_rt_sigreturn+0x327/0x35a
      [] _spin_lock_irq+0x9/0x14
      [] do_sigaction+0x18c/0x1a1
      [] error_exit+0x0/0x6e

      Tente deixar uma conexão ssh acompanhando com o "logread -f" para ver se acha algo estranho.

      Excluir
  9. Cara me ajude por favor!
    Eu tenho aqui um roteador tp-link wr740n versão brasileira v4.22, eu instalei o openwrt v 12.09 e ocorreu tudo certo, mas na hora de atualizar, ai me ferrei, as luzes todas começam a piscar dizendo que o firmware foi corrompido.

    porem eu não estou conseguindo recuperar via serial TTL e TFTP server, o servidor TFTP que eu consegui, parece que não funciona, não consigo acessar nem a porta e nem o IP dele, é o WinAgents TFTP Server, quando eu digito tftpboot 0x81000000 firmware.bin
    ele não consegue acessar o tftp, fica dando loading até ele não achar e parar.

    peguei o programa update firmware usando o principio do TFTP do esquema da linksys, tomará que de certo.

    Esse negocio de linha de comando é difícil a beça, deveria ter uma mecanização já pronta :(

    tem como me ajudar? já que voce disse que tem um WR740N que precisou do serial TTL para recuperar.. por favor Luiz..

    agradeço muito viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu deixei para lá, eu tinha um outro wr740n que o chip atheros havia queimado e retirei flash dele e coloquei no outro, foi um trabalho dos diabos para soldar com um ferro de solda de 40 watts com bico grosso, mas no final deu tudo certo e voltei a ter o meu wr740n funcionando com o firmware padrão.

      apesar de estar defasado e antigo, vai ficar com ele até ele queimar, não vou correr outro risco.. não consegui fazer o tftp funcionar nem no linux, nem o ping achava o maldito IP do tftp server kkkk

      que sufoco em dobro, não conseguir e quase destruir um roteador soldando uma memoria flash spi

      o resistor r65 que ficava entre o pino 7 e o terra, se foi embora, não consegui soldar novamente ele por ele ser SMD e nem ter maquina de retrabalho a ar quente ou ferro para SMD kkkkkk

      porem é o pino do Hold, e ele não é usado, por isso é uma resistência ao massa (GND = terra)

      graças ao bom Jeová Deus dos Exércitos que eu manjo em eletrônica kkkkkkk

      próxima parada é trocar essa memoria flash de 4Mb por 64Mb e 32Mb de ram para 64Mb
      go go

      Excluir
    2. kkkk, que luta.

      Você poderia ter enviado a firmware diretamente pela serial. Demora muito mais mas não exige servidor tftp ou mesmo rede. Pelo help (?) você pode ver os comandos de cópia via kermit ou (x/y/z)modem. Um bom cliente serial terá suporte a ao menos um destes 4 protocolos.

      Abs,

      Excluir
    3. Como assim voce fala? eu tentei o kermit pelo linux e não deu certo

      tem algum passo a passo ai, seja escrito ou seja vídeo.. ajudaria bastante

      o cliente serial que eu uso é o putty no windows, baixei o Realterm, mas não consegui usa-lo...

      qual cliente você usa ou recomenda que tenha esses dois protocolo que voce citou?

      Excluir
    4. Nunca usei windows para estas atividades.

      No Linux, recomendaria o minicom:

      estando conectado e após o u-boot estar esperando, abra o menu do minicom (ctrl+a z), opção S, selecionad a o protocolo, o arquivo, enviar

      Excluir
    5. Ah e deixa te falar uma coisa.. para o serial funcionar, é preciso um resistor de 10k entre o pino 7 #Hold e o pino 8 que seria alimentação de 3.3V
      Sem esse resistor, não tem boi, não tem mais interface Serial TTL

      eu sou um sortudo de me ferrar 2 vezes kkkkkkk

      Excluir
    6. O resistor pull-down de 10k não é sempre necessário. Depende do modelo e do seu adaptador usb-serial nível TTL. Até hoje não precisei de um deles.

      Excluir
  10. Olá luiz, bom dia!
    Me chamo Tiago, não sei se vc lembra do meu caso, mas ainda estou com problemas com meu Roteador TP Link Archer C7, não conseguir desfazer o open WRT. gostaria de saber se vc pode me ajudar via acesso remoto. aguardando a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago,

      Acesso remoto é mais caro. Mas posso tentar fazer um passo a passo me limitando aos comandos nativos do OpenWrt. Você tem acesso vida ssh ou telnet ao roteador, não é?

      Excluir
  11. Ola Luiz consigo entrar em modo de recuperacao no meu roteador wr1043nd porem toda vez que ligo ele atribui um ip 169.254.23.5 para o ip consigo pinga este ip no roteador porem não consigo entrar via telnet ou mesmo tftp mesmo configurando minha rede local.
    Alguma sugestão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anonimo,

      No modo de recuperacao, o roteador desabilita o DHCP. Ele nao vai atribuir enderecos. Esse ai eh um endereco que o windows (e outros) atribuem quando o dhcp nao eh localizado. Reconfigure sua placa de rede para 192.168.1.2/255.255.255.0

      Excluir
  12. Luiz, mestre em OpenWrt,

    Por gentileza, o que posso fazer pra controlar a banda de dois vizinhos, sendo que ambos estão ligados via cabo de rede, e em cada ponta tem um roteador?
    Gostaria de controlar por IP e por MAC. Eles não param de jogar online e baixar jogos e arquivos monstruosos com o IDM.
    Entao, limitar a banda, fazer um controle de banda amarrando tudo pra nao desatar o nó é o que preciso e certamente sei que terei sua ajuda.

    Aguardo,

    Forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson,

      Jogar online gasta pouco. Deixa eles 😋. Baixar coisas aí complica. Se apenas controlar o que usa muito a conexão, o resto vai ficar bom http://luizluca.blogspot.com.br/2014/08/openwrt-configurando-o-qos-trafego-de.html

      Excluir
    2. Mestre Luiz,

      Mesmo assim o IDM e o uTorrent comem na alta aqui. Entao mesmo assim gostaria de limitar download e upload pra cada um deles.
      O que posso fazer esse controle e limitar por exemplo 1mbit para download e 100kbit para upload para cada um dos vizinhos?
      Li que tem o IPtables, TC, Squid mas, sinceramente, nao sei como chegar ao "pote de ouro" e nao sei como implementar isso no OpenWrt.
      Se voce tiver algo que possa sugerir para surtir efeito nesse "modelo" que eu gostaria de implantar te agradeco e muito!

      Felicidades meu nobre.

      Excluir
    3. Anderson,

      O caminho é por ai mesmo: iptables, tc e afins. Squid só se quiser diferenciar pela url e não pela rede. Tudo é possível fazer se você sobre como. O problema é que é complicado mesmo, principalmente o shaping de tráfego entrando na rede.
      Tenho em script que faz algo similar, reservando um tanto para cada cliente/rede e distribuindo as sobras. Ele nao diferencia o protocolo mas já deve te ajudar. Vou tentar três enviar na segunda. Se eu sumir, me pinga de novo.

      Excluir
    4. Anderson,

      Dá uma olhada neste script. É o caminho das pedras:
      https://drive.google.com/open?id=0B54xzz44RpW6dHJqSGhIZC1pMjQ

      Excluir
  13. Olá amigo, boa noite, preciso imensamente da sua ajuda, tenho um roteador TP LINK MR3220 , estava usando uma OpenWRT nele, mas por algum problema que eu sinceramente não sei o que aconteceu, talvez um reset...ou um reboot ... ele parou de funcionar, simplesmente não conecta via cabo, nem da sinal de wifi, ele também só fica com o SYS piscando não fixa, não consigo acessar pelo 192.168.1.1 ... como devo proceder ?? Não achei nada na internet que pudesse ajudar... Obrigado desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo,

      Você tentou entrar no modo de recuperação? O sys vai piscar umas 3x mais rápido indicando que ele funcionou.
      Se o seu OpenWRT é bem velho, o Backfire de 2010, o modo de recuperação não entra pois existe um erro no mapeamento dos botões.

      Se for uma instalação do 12.09 ou mais recente e o modo de recuperação não funcionar e o problema não apareceu após uma gravação de firmware, eu desconfiaria de uma falha de hardware.

      Excluir
    2. Amigo, depois de muito sufoco consegui voltar a funcionar através do modo '' falsemode'' algo assim, deu tudo certo !!! Porém tenho uma outra dúvida, não consigo instalar meu pen drive nele, você tem algum vídeo que ensina do zero ??? Tenho pouquíssimo espaço livre no roteador, acho que o problema é esse. Sou usuário leigo do Linux e uso o Putty pra conectar no roteador. Se puder me ajudar, agradeço !!

      Excluir
    3. Danilo,

      Tem um artigo sobre isso, mas não vídeo.
      http://luizluca.blogspot.com.br/2013/03/openwrt-expandindo-o-espaco-do-disco.html

      No OpenWRT, cada vez mais o conhecimento em linux vai ajudar. É uma boa oportunidade de começar.

      Excluir
  14. Olá Luiz,

    Sabe se tem algum meio de restaurar o CFE de Linksys EA6200? Apaguei a /dev/mtd0 mas deu erro na hora do Write, agora nem boot ele dá mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre, pelo que olhei na wiki (https://wiki.openwrt.org/toh/linksys/linksys_ea6200_1.0#flash_layout) não tem um modo de recuperação fácil. Provavelmente você não ferrou com o gerenciador de boot pois ele (normalmente) é protegido contra escrita.
      O roteador deve ainda dar algum sinal de vida, como piscar leds após 1s (sinal de que existe um gerenciador de boot).

      Se tiver o gerenciador de boot, você vai precisar acessar pela porta serial. Ela usa nível de tensão TTL (3.3V) e precisa de um adaptador para isto. Pela foto da wiki, parece que já existe os pinos na placa. Só precisa conectar e comandar a recuperação.
      https://wiki.openwrt.org/doc/techref/bootloader/cfe

      Se ferrou mesmo o CFE, aí é mais abaixo... Provavelmente você poderá recuperar pela porta JTAG:
      https://wiki.openwrt.org/toh/linksys/linksys_ea6200_1.0#jtag

      Caso contrário, só removendo o chip e gravando por fora.

      Excluir
  15. Olá, Luiz Luca!
    Quebrei a cabeça nesta sexta-feira para recuperar um TP-Link 741nd brickado. Depois de conseguir resolver, compartilhei as informações no vivalinux: https://www.vivaolinux.com.br/topico/Rede-Wireless/Recuperando-OpenWRT-brickado-atraves-do-modo-Failsafe. Hoje eu encontrei seu blog, tudo bem explicado e ainda fez um video no youtube, ficou muito show.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Luiz Luca, tentei fazer a minha primeira atualização para utilizar o OpenWRT, infelizmente após fazer a instalação do 18.06.1/targets/ar71xx/generic/openwrt-18.06.1-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs-factory.bin, fiz a atualização 18.06.1/targets/ar71xx/generic/openwrt-18.06.1-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs-sysupgrade.bin e perdi todo acesso ao router, apenas piscam os leds e não consigo resetar, nem acessar o modem, enfim deu problema.
    então estou procurando um modo de recuperar meu TL-WDR4300, sem sucesso, no momento sou usuário de Windows 10 pro.
    Sabe informar se usando o comunicação serial do router posso recuperar o aparelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente você pode recuperar sem a serial
      https://openwrt.org/toh/tp-link/tl-wdr4300#de-brick_or_oem_installation_using_the_tftp_recovery

      Só vi seu comentário hoje. :-/

      Excluir
  17. Bom Dia, Por acaso você não tem um dump Fullflash do WDR-4300 V.1.7 para eu conseguir debricar o meu roteador; Tentei TFTP, carrega o firmware mas volta ao loop e no seral, não consigo parar o loop digitando TPl... Quero ver se consigo gravar direto na memória com uma pinça soic8... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teoricamente você pode recuperar sem a serial
      https://openwrt.org/toh/tp-link/tl-wdr4300#de-brick_or_oem_installation_using_the_tftp_recovery

      Se for gravar direto, tem que cuidar pois tem a parte da ART, específica de cada roteador.
      Porém, não tenho esse modelo em mãos

      Excluir