Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

OpenWRT: Torrent diretamente no roteador.

Mais um artigo da série sobre o OpenWRT.

conectamos um HD no roteador e compartilhamos na rede. Falta somente arrumar uma aplicação para encher todo este espaço em disco. E para isto, nada melhor que o torrents.

O BitTorrent, ou Torrent para os mais íntimos, é um protocolo de compartilhamento de arquivos peer-to-peer. A principal característica é que todos que estão baixando também fornecem este conteúdo. Assim, retira-se o gargalo dos downloads de uma única fonte. Bem, o importante é que é uma ótima ferramenta para baixar arquivos grandes como os arquivos do Ubuntu, LibreOffice e outras coisas.

Existe algumas alternativas de cliente BitTorrent no OpenWRT, mas vou me limitar ao Transmission por ser leve, integrado ao ambiente e com a possibilidade de administração remota facilitada. Como de praxe, precisam ser instalados os pacotes do programa:

Outro problema que pode ocorrer com os torrents é a falta de memória. Se seu equipamento possuir 64MB ou mais, em geral, deve funcionar sem problemas. Caso contrário, pode ser necessário utilizar uma partição ou arquivo em disco externo como swap. Se aparecer interessados, eu faço um post sobre isto. Acompanhe as mensagens de kernel do sistema por alertas de processos mortos por falta de memória.

O primeiro a ser instalado é o daemon. Ele será o programa que ficará rodando e baixando seus arquivos. Os demais serão formas de acessá-lo.
opkg update

opkg install transmission-daemon
Uma das primeiras interfaces é a versão CLI (console). Com ela, você poderá acompanhar e configurar seus torrents conectando no roteador pelo SSH e rodando o programa. 
opkg install transmission-cli
Existe também uma versão WEB, equivalente à versão gráfica, mas operável de um navegador.
opkg install transmission-web
E uma das mais interessantes é a possibilidade de rodar um cliente Transmission no seu computador e ele controlar os Torrents no seu roteador. Para isto, instale:
opkg install transmission-remote
A configuração é toda feita no arquivo /etc/config/transmission. E uma forma facilitada de configurá-lo é por um módulo da interface web Luci. Neste caso, precisa instalar mais um pacote:
opkg install luci-app-transmission
Recomendo o uso da interface, apesar da tradução pt_BR ainda estar desatualizada. Tomara que seja feita a sincronia das traduções antes de sair a próxima versão estável do OpenWRT. As partes mais importantes, configuradas na web ou no arquivo, são ativação do serviço, o diretório para downloads e o de configuração. Observe que o usuário que rodar o programa deve ter permissão de escrita nestes diretórios. Se for usar a interface web ou remota, existe uma lista de endereços permitidos que pode necessitar de ajuste. Dispare o serviço pela web ou linha de comando:
/etc/init.d/transmission enable
/etc/init.d/transmission start
É bom olhar os logs para ver se não ocorreu algum problema:
logread | grep transmission
Para gerenciar seus torrents, você pode usar:
  • a interface web pelo endereço http://roteador:9091/
  • a partir de uma conexão SSH, a interface CLI, pelo comando transmission-cli
  • um cliente transmission no seu computador apontando para host roteador, porta 9091. Neste caso, as opções de clientes são variadas.
Trocando "roteador" pelo nome ou endereço do seu roteador. Se o endereço do roteador não foi alterado, ele será o 192.168.1.1.


Depois de ter uma instalação básica funcional, volte as configurações e observe se existe algo interessante para ser ajustado. A opção de diretório de arquivos incompletos pode ser interessante se a sua intenção é montar um mediabox.

Apesar de já ser possível baixar arquivos com esta configuração, você terá melhores resultados se os parceiros também conseguirem conectar no seu cliente. Eles tentarão conectar na porta definida pela opção "peer_port". É necessário liberar esta porta no firewall.
Em geral, você irá habilitar a porta definida na opção "peer_port", vinda de qualquer lugar da wan e para qualquer endereço do roteador. Talvez você também queira desligar a proteção de "syn_flood" no firewall pois volume "normal" de conexões em torrents vai além dos limites desta proteção. Ah, e por usar o IP WAN do roteador, que em geral é um IP válido na internet, pode esquecer a necessidade dos encaminhamentos de porta.

Atualização em 13/03/2016: se estiver utilizando o SQM ou outro QoS inteligente, é bom configurar o peer-socket-tos para "low-cost". Assim ele sabe que não deve dar prioridade ao torrent. No pior dos casos, configurar esta opção não terá efeito ;-).

Com o transmission no roteador, você poderá continuar a baixar seus arquivos por dias e com um consumo de energia muitas vezes menor do que um computador tradicional. Ainda, após terminar seus downloads e depois de disponibilizar uma boa proporção dos arquivos, você pode deixar o serviço transmission desligado e dar uma folga ao HD. Isto vai aumentar a sua vida útil.

Let's share!

Bom compartilhamento para vocês.

62 comentários:

  1. Olá, Luiz! Primeiramente gostaria de parabenizar pela qualidade do blog. O meu conhecimento acerca de Linux é quase nulo, mas estou aprendendo bastante com a sua ajuda e de outros... Adquiri um TP-Link WR703N no intuito de configurar um servidor de torrent. Minha ideia seria usa-lo em conjunto com um HD de 1TB, de forma que fique baixando meus arquivos 24h horas por dia, e que eu possa controla-lo via web, enquanto estiver no trabalho. O aparelhinho tem apenas 32MB de RAM, sendo assim, creio que será necessário o Swap. Se for possível, faça uma matéria a respeito. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olha, faço uso dele faz 02 anos. Tentei colocar o rutorrent, com rtorrent daemon, mas não deu certo. O Transmission tem problemas com portas e conexão com alguns tracker's privados.
    Como cliente para o transmission, não gosto da versão web, prefiro esse: https://code.google.com/p/transmisson-remote-gui/

    Com ele, as opções são maiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou um "grande especialista" em torrent mas não tive problemas com o transmission até agora (mas também não uso trackers privados).

      Quanto a interface, praticamente não uso a versão web. Só uso a aplicativo local usando o roteador como backend. Parece interessante esta interface mas ainda não senti necessidade de trocar a comodidade da versão que vem com o ubuntu.

      A beleza do Software Livre é esta liberdade de escolha.

      Excluir
  3. boa noite Luiz, ja fiz o torrent funcionar, mas quero usar o openwrt para downloads de sites http, vi esse tutorial aqui http://mndti.com/view/1129-tp-link-wr1043nd-openwrt-samba-e-torrent/1160-pyload mas quando mandei instalar deu esse erro:
    root@OpenWrt:~# opkg -d opt install pyload
    Collected errors:
    * resolve_pkg_dest_list: Unknown dest name: `opt'.

    ae instalei o pyload pelo webgui do openwrt, ele ta instalado mas nao sei como seguir em frente para funcionar, tentei colocar o ip 192.168.1.1:8000 no navegador mas ele nao entra, vc sabe como fazer funcionar o pyload? uso o samba36, tenho muito espaço em sistema, pois dividi em tres o hd de 1 tera, 1gb para swap, 1 gb para o sistema e o restante para armazenamento, sistema e armazenamento em ext4, ta rodando lisinho o openwrt, so nao consegui instalar o pyload, quero usar ele mas se vc souber de algum outro gerenciador, me mande como instalar, mas gostei de ver como o pyload e bom para usar, aguardo sua resposta.. abraços Emerson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emerson,

      O "-d opt" indica que você quer instalar em outro destino. Seria este seu caso? Parece que este destino não existe no seu roteador. Para instalar "na raiz", omita esta opção.

      Excluir
    2. Ótimo software caso tenham duvidas me mande un email (gabrielvinicis.sds@gmail.com) e fica ai pro dono do blog a oportunidade de fazer um tutorial . Vamos lá se VC já conseguiu instalar VC pelo GUI do openwrt VC não ta usando a versão 14.7 ( quem tiver usando da erro de dependência, terá que baixar os pacotes do repositório antigo e instalar que funciona ) faça um teste abra o terminal e digite pyload vê sr vai subir , deixe rodando no terminal e abra o webgui. Se funcionou faça o teste /etc/init.d/pyload enable , /etc/init.d/pyload start , se não funcionar terá que editar o script de inicialização, vi /etc/init.d/pyload , retire o --configuedir , tanto no start e tanto no stop. Depois recomendo que rode o script de instalação pyload - s .

      Excluir
    3. Esqueça esse tutorial http://mndti.com/view/1129-tp-link-wr1043nd-openwrt-samba-e-torrent/1160-pyload
      Parece que foi feito pra o dd-wrt que é uma derivante do openwrt porém não é igual as estruturas de diretório.

      Excluir
  4. Ola Luiz, como lhe disse instalar eu instalei, so nao consigo configurar, esse e o problema do tutorial, ele nao e bem explicativo para leigos, se vc puder nos ajudar agradeço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson,

      O problema do tutorial é que ele realiza a instalação em outro caminho. Ao invés de aumentar o disco local e instalar tudo na raiz, ele optou por colocar tudo abaixo de /opt. Isto dificulta diversos passos pois você terá que criar links de onde ele deveria estar para a localização em /opt. Também vai precisar informar o caminho das bibliotecas abaixo de /opt.

      Em geral, para instalar na raiz, ignore todos os comandos "ln", remova o /opt de todos os locais. Também não deve precisar do "export LD_LIBRARY_PATH=". Só não entendi porque ele instala o pacote pyload e baixa o programa do site. O pacote, se bem feito, deveria ter o programa e também baixar as dependências (que ele baixa manualmente). Olhe os arquivos que estão no pacote pyload depois de instalado.

      E não sei se seu comando de instalação funcionou. Não sei se o "resolve_pkg_dest_list: Unknown dest name: `opt'." vai instalar na raiz, achar que instalou o pacote mas não escrever os arquivos ou simplesmente não instalar. Na dúvida, remove e instala novamente sem o "-d opt"

      Excluir
    2. vc ja fez isso no openwrt? sabe algum outro jeito para fazer a instalação ou outro programa? rola um passo a passo? abraços..

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiz! Segui o tutorial e inicialmente funcionou. Mas sempre que reinicio/desligo o roteador os torrents somem do transmission, ai eu tenho que coloca-los manualmente.
    Uso o Barrier Breaker 14.07 e os únicos logs de erros do transmission são esses:

    Wed Dec 17 23:37:18 2014 daemon.err transmission-daemon[1367]: UDP Failed to set receive buffer: requested 4194304, got 327680 (tr-udp.c:78)
    Wed Dec 17 23:37:18 2014 daemon.err transmission-daemon[1367]: UDP Failed to set send buffer: requested 1048576, got 327680 (tr-udp.c:89)
    root@OpenWrt:~#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,

      Por padrão, os torrents ficam junto com a configuração do transmission em uma área volátil (na memória ram, acho que em /var/tmp alguma coisa) que se perde ao reiniciar. Você deve configurar um caminho diferente para os .torrents, em uma área não volátil como o disco onde você faz o download.

      Excluir
  7. Obrigado Luiz! Funcionou!!

    Estava configurada para /tmp/transmission.

    Vlw!

    ResponderExcluir
  8. Luiz mais uma dúvida.

    Meu roteador está travando a cada 30 a 60 minutos quando estou usando o transmission. Coloquei a memoria swap, mas continuou o problema. O roteador desliga e não reinicia, tenho que retirar e colocar a fonte de energia para liga-lo.

    O problema é que os logs apagam quando o roteador reinicia e não sei o motivo desse travamento.

    A ultima vez que aconteceu e estava com o transmission aberto pela interface web e o openwrt pelo Luci. Quando vi que os download estava desacelerando coloquei na visao geral do openwrt e notei que o uso (cache) da memoria swap (que costuma ficar com o valor 0, e de vez em quando até uns 40) foi subindo até 2000. Depois disso travou, não consegui acessar os Logs pelo Luci nem pelo Putty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno,

      Não consigo ajudar muito sem as unidades dos valores. 2000 o quê? MB? KB? Quanto vc tem configurado?
      Com swap (se estiver funcionado e com no mínimo uns 200MB), quase elimina problemas de falta de memória. Ele ficaria lento mas não travaria.

      Pode ser aquecimento ou outro problema de HW também.

      Você pode ter os logs se jogar para um syslog externo. Você pode configurar um servidor syslog na sua máquina e configurar o openwrt para enviar os logs para lá. Mesmo que não queira instalar um servidor syslog, você pode enviar os logs de qualquer maneira e ler via um sniffer de rede (wireshark).

      Outra tática é deixar um putty rodando com o comando "logread -f" e esperar o travamento.

      Excluir
    2. 2000 KB. Coloquei 950MB de swap.
      Para colocar o swap eu não segui o seu tutorial.Eu formatei a partição do pendrive como Linux swap e montei ela pelo Luci e parece está funcionando.
      http://i61.tinypic.com/muh029.png

      total used free shared buffers
      Mem: 28860 27592 1268 0 572
      -/+ buffers: 27020 1840
      Swap: 992252 2656 989596


      Vou deixar o putty rodando com "logread -f" e depois posto aqui, mas acho que é problema HW, meu roteador costumava travar muito (limitar conexão de alguns aparelhos) com o sistema de fabrica.

      Tenho um tl-wr1043nd e estou querendo trocar para o Tl-wdr4300.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-612472038-roteador-wireless-gigabit-dual-band-n750-750mbps-tl-wdr4300-_JM
      O vendedor disse que esse modelo é a versão 1.7 e ele é compatível com o Barrier Breaker http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wdr4300

      Você recomenda esse roteador?

      Abraço.

      Excluir
    3. O wdr4300 tem um HW bem interessante. Já instalei OpenWRT nele mas não era meu e não usei para avaliar no longo prazo. Dá uma olhada também nos modelos novos, includindo o archer, para ver o que vale mais a pena.

      Excluir
    4. Tudo bem pessoal ?

      Pois então. Fiz todas as configurações necessárias para colocar para rodar o transmission e DLNA no WDR4300. Coloquei Swap (apesar de não ter visto ele utilizar ela), aumentei o disco para poder instalar os programas, está com 6GB de espaço. Mas estou com um problema, o torrent está funcionando mas bem lento, a interface chega a sair do ar várias vezes mas continua baixando e a resposta aos comandos são bem lentas mesmo. Será que isso tem haver com a partição ser ntfs ? Percebi que quando acionado o download via torrent, a memoria do roteador vai sendo drenada até 2% ai fica lento, ele tem 128MB de RAM. Swap fica intacto, sem utilização.

      Excluir
    5. André,

      NTFS esta sendo usado só para dados ou foi usada para expandir o disco? No segundo caso, não sei se ela funcionaria bem. Na última vez que conectei um NTFS no OpenWrt nem tinha escrita.

      Olha os logs que deve ter alguma dica do problema.

      Com atividade de IO, é normal "zerar" a memória livre, que é usada para cache ou buffer (que na prática ainda é memória livre, se precisar) E quanto a swap, como você verificou que ela está funcionando?

      Excluir
    6. Estava para dados somente. Mas já fiz o teste colocando o HD externo em ext4, agora ficou bom, era o processo do NTFS que estava consumindo todo o processador , mais de 90%. Agora está só em EXT. O Swap eu vi apenas que existe, pois mostra nas estatísticas do LuCi e tb vi terminal o tamanho dele e tb os % utilizados. La tem o total, Free e Cached, no momento ele está 100% livre e 0% cached, esta usando o cache mais diz está livre o restante, 100%. A memória física livre está em 1 %, pois estou transferindo um vídeo para o HD espetado no USB dele.
      Mas concluindo , está funcionando de boa, transmission, miniDLNA, SAMBA, DDNS.
      Achei estranho que na versão original de firmware era possível selecionar o canal 12 e 13, agora só vai até o 11. E também a transferência pro USB HD e lenta como antes, só que tem uma característica diferente, ele transmite por alguns segundos em alta velocidade e para, passa alguns segundo e transfere denovo e para, fica assim o tempo todo, muito lento mesmo pra transferir. Testei transferindo por wifi por pastas compartilhadas utilizando ooutro aparelho e não acontece, transfere entre 5MB e 3MB/s sem interromper, apenas acontece no usb do roteador o problema. Será que um HUB usb melhoraria ?

      Excluir
    7. Os canais altos são liberados ao selecionar o país na configuração do wireless.
      O roteador é lento mesmo. Tem pouca CPU para aguentar altas transferências para a USB. Nunca foi problema para meus usos. Se precisar de mais, você terá que optar por um roteador melhor. Hub não melhora desempenho de USB (pelo contrário).

      Excluir
    8. Pois então, não tem os canais 12 e 13, só no firmware original, eu coloquei em tudo que é pais e nada dos canais aparecerem na lista (coloquei até o genérico "00 Word"), acho que esqueceram desse detalhe.
      Pensei no HUB por causa da alimentação mesmo, quem sabe melhora, pois o HD é sem fonte.

      Excluir
    9. A última opção da seleção de canais é para você digitar o canal. Não tentasse este?

      Teoricamente, o wrd4300 deveria dar conta da alimentação mas não tenho este brinquedo aqui para testar.

      Excluir
    10. Bem que tentei mas ai trava o wifi, tendo que conectar via cabo para fazer a alteração para um canal válido .
      Valeu.

      Excluir
  9. cara acabei de configurar meu wdr3600 com o openWRT 14.07...usb ok..samba ok...porem no transmission os torrent começam bem rapido e depois ou param ou ficam bem lerdos pra baixar...quando vc fala "habilitar a porta definida na opção "peer_port", vinda de qualquer lugar da wan e para qualquer endereço do roteador" seria no /etc/config/firewall certo? poderia me passar essa config por favor....ah jah desabilitei o syn_flood tbm...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Você está usando NTFS? Olhe os comentários que já aconteceu casos anteriores similares ao seu.

      Quanto ao firewall, sim. Contudo, as instruções são para usar a interface web mesmo.
      syn_flood não é o problema.

      Excluir
    2. Fala cara, obrigado por responder...to usando um micro sd classe 10 de 32gb em 2 partições..swap 512mb e o resto ext4...mas já descobri qual era o problema, o maldito adaptador microsd-usb...ai comprei um kingston mobile lite g4 e ja era...tudo perfeito agora..já baixei uns 20gbs e nada corrompido..:):):)

      Excluir
  10. Cara acabei deletando o que tinha no menu Software/Configuration na interface LUCI, estava tentando adicionar um pacote e acabei deletando os comandos q tinha escrito e dei um submit, agora nao consigo instalar nenhum pacote mais... sabe como proceder? teria como colar os comandos que estaão naquela parte? OPKG-Configuration

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são comandos. São configurações. Pelo comentário de outros artigos, você tem um 1043nd, não é?
      Se for qualquer modelo da família ar71xx, você pode usar esta conf:

      dest root /
      dest ram /tmp
      lists_dir ext /var/opkg-lists
      option overlay_root /overlay
      src/gz barrier_breaker_base http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/base
      src/gz barrier_breaker_luci http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/luci
      src/gz barrier_breaker_packages http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/packages
      src/gz barrier_breaker_routing http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/routing
      src/gz barrier_breaker_telephony http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/telephony
      src/gz barrier_breaker_management http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/management
      src/gz barrier_breaker_oldpackages http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/oldpackages

      Alternativamente, se estiver a vontade com o ssh, este mesmo arquivo original (como qualquer outro do seu roteador) está abaixo de /rom. Você poderia restaurá-lo com:

      cp /rom/etc/opkg.conf /etc/opkg.conf

      Excluir
  11. Parabéns pelo seu blog, graças a ele consegui configurar o meu 1043nd. Da primeira vez que configurei o transmission estava tudo certinho. Depois testei outro firmware e voltei para esse mesmo, que é o melhor.

    Transmission funciona tranquilo, mas tem hora que ocorre erro de connection_refused e já está fazendo o download, aí não consigo acessar o transmission até eu reiniciar o serviço. E aqui, acabou de fazer o download e sumiu da tela do transmission, os arquivos continuaram na pasta configurado mas no tranmission não aparece mais, acontece isso também com downloads parciais, onde preciso inserir o torrent novamente para continuar de onde estava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este erro deve ser porque o programa fechou. Provavelmente faltou memória. Se não estiver com uma swap ativa, seria bom.
      Quanto a peder os torrents, olhe onde você está armazenando eles. Se for no local padrão, abaixo de /var, eles desaparecerão a cada reboot

      Excluir
    2. Na verdade eles somem somente do Transmission mas os arquivos continuam lá.
      Eu já havia colocado 1gb de Swap pegando do HD externo. Está acontecendo menos, mas ainda acontece.

      Obrigado pela atenção.

      Excluir
    3. Tem 2 destinos. Um para os arquivos torrent e outro para os dados baixados. O primeiro também deve estar em uma área não volátil ou senão todos os torrente vão desaparecer da interface

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Luiz Ângelo primeiramente parabéns pelo seu blog muito autoexplicativo. Por conta de seu blog eu me decidi a mudar meu roteador eu comprei o wdr4300,
    Eu gostaria de saber o seguinte, se eu colocar o torrent para baixar em um pendrive de 32gb eu consigo assistir na minha smartv samsung es6500
    Normalmente eu uso o meu pc usando o allshared , dai eu assisto aparece todo meu compartilhamento direitinho da pasta no qual eu dei acesso.
    Sera quer seria possível esse feito? assistir diretamente do roteador sem precisar do pc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olah Downloads,

      Sim, faço exatamente isto. Baixo torrent diretamente em um HD externo (mas poderia ser um pendrive), e transmito para a TV pelo DLNA. Poderia ser tamb´em via samba. Soh, provavelmente, vai exigir que voce adicione uma partiçao ou arquivo swap no pendrive pois torrent exige muita memoria.

      A unica coisa que nao vai funcionar eh se precisar fazer transcoding (recodificar o video) pois nao existe cpu suficiente para isto no roteador. Tenho uma LG e nunca tive problemas com os videos atuais (h264, mp4).

      Veja neste blog os artigos para fazer uma mediabox, compartilhar arquivos e expandir a memoria. Jah tem tudo aqui.

      Excluir
  14. Ola amigo conforme falei anteriormente chegou meu WDR4300 instalei a versão do meu da compilação 1.6 https://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/openwrt-ar71xx-generic-tl-wdr4300-v1-squashfs-factory.bin
    porem quando tentei procurar
    root@OpenWrt:~# opkg update
    Downloading http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/base/Packages.gz.
    wget: bad address 'downloads.openwrt.org'
    Downloading http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/luci/Packages.gz.
    wget: bad address 'downloads.openwrt.org'
    Downloading http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/packages/Packages.gz.
    wget: bad address 'downloads.openwrt.org'
    Downloading http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/routing/Packages.gz.
    wget: bad address 'downloads.openwrt.org'
    Downloading http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/telephony/Packages.gz.
    wget: bad address 'downloads.openwrt.org'
    Downloading http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/management/Packages.gz.
    wget: bad address 'downloads.openwrt.org'
    Downloading http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/oldpackages/Packages.gz.
    wget: bad address 'downloads.openwrt.org'
    Collected errors:
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/base/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/luci/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/packages/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/routing/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/telephony/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/management/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/oldpackages/Packages.gz, wget returned 1.
    root@OpenWrt:~# opkg install transmission-daemon
    Unknown package 'transmission-daemon'.
    Collected errors:
    * opkg_install_cmd: Cannot install package transmission-daemon.

    da esse erro o que pode ser?

    ResponderExcluir
  15. Quando mando atualizar a lista da seguinte erro
    dai não consigo instalar os pacotes
    opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/base/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/luci/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/packages/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/routing/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/telephony/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/management/Packages.gz, wget returned 1.
    * opkg_download: Failed to download http://downloads.openwrt.org/barrier_breaker/14.07/ar71xx/generic/packages/oldpackages/Packages.gz, wget returned 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou usando ele para navegar... ele começa atualizar depois da esse erro.

      Excluir
    2. Achei o erro, na verdade o roteador e o modem estava usando msm ip dai estava dando conflito pelo jeito.
      agora ja instalou tudo conforme sua explicação porem quando vou entrar na porta http://192.168.1.1:9091
      a pagina nao pode ser exibida, eu dei uma olhada o trasmistion esta ativo.
      Pelo que eu vi no tutorial nao tem muito o que fazer nao é simples, mais nao esta indo. versao do open 14.07

      Excluir
    3. Ja consegui acessar transmission instalei tambem o DLNA, porem unica coisa que nao consegui fazer foi o swap e instalar o pendrive....
      parece que ja enchi o espaço do roteador so tem 6% livre
      ele nao reconhece o pendrive ainda tambem esta nfts preciso formatar ele...

      Excluir
    4. Luiz tentei fazer de tudo aqui, olha como que esta.
      Torrent oK
      Mediabox OK
      Impressora OK
      so não consegui fazer swap e reconhecer o pendrive.
      É possivel me da uma força? tentei usar o mount e nao conseguir, fiz seu passo a passo nao consegui.
      O que posso fazer?

      Excluir
    5. Downloads,

      Está fora do tema do artigo ;-)
      Seria melhor abrir um tópico no fórum (no final da página) ou no artigo específico. Gosto mais do primeiro.
      No que você empacou exatamente?

      Excluir
  16. Seu blog é excelente, muitas das duvidas que tinha sanei em seu posts.
    Tenho WR842ND com um hd externo de 500GB estou usando 128MB como SWAP e 128MB pra estender o rootfs, e tenho uma segunda partição ext4 para salvar os arquivos.
    Ele está com openvpn, ddns, minidlna, pyload e transmission tudo rodando perfeitamente.
    Mas em relação aos transmissions, quando baixo arquivos grandes com cerca de 5GB ele congela, na verdade ele não para de funcionar apenas não consigo monitorar os donwloads pela WEB na porta 9091 nem pelo APP do Smartphone, mas quando o donwload termina ele volta a funcionar.
    Será que se eu aumentar o tamanho da SWAP resolve, sendo que pelo que vejo apesar de ter apenas 128MB de SWAP ele mal usa 10% disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro pobre,

      Por ser uma limitação adicionada na versão cc
      https://github.com/openwrt/packages/issues/1881#issuecomment-166147373

      Não tive este problema no meu caso pois tenho um pouco a mais de RAM. Tenta comentar a linha que limita a memória e reiniciar o serviço.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, mas qual seria essa linha? "Cache_Size_MB"?

      Excluir
    3. Pobre,

      Então é outra coisa. Olha os logs. Deve ter algo lá

      Excluir
  17. Poderia me dar uma dica de um modem + router que suportaria torrent com o openwrt?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nick, não sou cliente DSL e não conheço pessoalmente modelos compatíveis. Veja sempre a lista de equipamentos compatíveis no site do OpenWRT. Dê preferência aos baseados em soc lantiq. Qq coisa, o modem da operadora em modo bridge também funciona muito bem com roteadores normais.

      Quanto a torrent, para baixar uns 3 ao mesmo tempo, é bom ter 64M de RAM ou mais. Mesmo assim, vais precisar de swap. Pela swap e para armazenar os torrents, precisa de uma USB onde ficará a unidade de armazenamento. Quanto a CPU, baixo uns 3 torrents em paralelo com um MIPS 400 MHz.

      Excluir
  18. Olá Luiz
    O soc lantiq é o melhor?
    Poderia indicar alguns roteadores ou marcas que utilizam este soc?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lantiq é (dizem) o que melhor funciona no OpenWRT. Normalmente vemos o que o mercado oferece e depois olhamos a compatibilidade em https://wiki.openwrt.org/toh/start?dataflt%5BDevice+Techdata_pageid*%7E%5D=

      Como comentei, não sou usuário de DSL e não conheço algum modelo para recomendar

      Excluir
  19. Boa noite Luiz!

    Esta apresentando o seguinte erro no meu transmission "Unable to save resume file: No space left on device openwrt" sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Consegui resolver o problema acima era a pasta de incompletos e conf que estava na rom, so que agora estou com outro problema alguns downloads ficam com peer zerado e não baixa, por exemplo um filme do comando filmes sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, nunca tive este problema.

      Isto parece ser uma questão mais do transmission e seu tracker do que OpenWRT :)
      Eu testaria o mesmo torrent de um transmission no seu pc ou mesmo com outros clientes torrents. Assim você poderá isolar melhor o problema, se é do cliente, do tracker ou específico do OpenWRT.

      Excluir
  21. estou com um problema.. fiz todo o processo de instalação, mas quando coloco o transmission para baixar da erro (error permissionários denied(/mnt/sda3/transmission/done/nome do arquivo))
    já troquei o diretório mas o mesmo erro acontece .. também usei o comando "chmod a+rw /mnt/sda3" que você sugeriu no samba.. como resolvo isso , me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. permission denied** corrigindo ...

      Excluir
    2. Olá Pedro,

      Seu transmission está rodando como um usuário diferente do root. Você pode ver o usuário listando os processos (enquanto ele roda) ou na configuração do transmission (option user). Ele tem que ter permissão de escrita em /mnt/sda3/transmission/done/.

      Se identificar o usuário, rode:

      mkdir -/mnt/sda3/transmission/done/ # para criar se não existir ainda
      chown usuario-do-transmission /mnt/sda3/transmission/done/

      Se não se preocupa com a segurança deste diretório, pode conceder o acesso para todos:

      mkdir -/mnt/sda3/transmission/done/ # para criar se não existir ainda
      chmod a+rwx /mnt/sda3/transmission/done/

      Excluir