Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Ubuntu 12.04 LTS com Suporte para Processadores Antigos (sem PAE)

A Canonical lançou a nova versão semestral do seu famoso sistema operacional Ubuntu. Além disto, esta é uma versão LTS, com suporte estendido de 5 anos. É ideal para aqueles ambientes onde você só quer que o sistema funcione por muito tempo sem você ter trabalho . Indico principalmente para a instalação em computadores velhos, dos pais, da mulher... No meu caso, era exatamente o que eu precisava para o meu antigo EeePC 701. \o/ Acho que ele não vai aguentar mais 5 anos de uso...

Mas pera ai! Olha que interessante: a Canonical resolveu que iria abandonar o suporte aos processadores sem o recurso de PAE. Cuma? Physical Address Extension. É um recurso que permite o endereçamento de mais de 4GB de memória em ambientes 32-bit. Nunca dei muita bola para este recurso pois já havia migrado para o 64-bit um bom tempo antes de chegar no limite da memória do 32-bit. Exceto, claro, pelo EeePC.

Para a minha infelicidade, o EeePC 700 (e de mais alguns modelos 900) possuem o processador Celerom Pentium M de 900 Mhz (mas rodando a 600 Mhz). Bem, como se trata de um processador antigo reaproveitado, ele ainda não teve conhecimento da existência do PAE (e como o EeePC suporta o máximo de 2GB de RAM, realmente não fazia muito sentido). Mas então é adeus ao Ubuntu? Ainda não!

O Ubuntu não quis mais gerar os CDs com suporte a processadores sem PAE, mas ainda compila os kernels para estes processadores. Menos mal. A ideia é permitir uma última chance de atualização para estes processadores mais antigos. A próxima versão, 12.10, já não terá mais qualquer suporte para processadores non-pae. Mas por que não permitir uma instalação nova? Por que não gerar um simples LiveCD a mais?! Para que dificultar a vida dos usuários? É difícil de entender...

Pesquisando um pouco, identifiquei duas possíveis alternativas:
  1. Fazer a instalação pela rede (que ainda possui versão para processadores nonpae)
  2. Instalar a versão anterior do ubuntu (10.10) e realizar um live upgrade (novamente pela rede)
Depois de ter baixado o CD, eu realmente não estava afim de baixar novamente todo o conteúdo durante uma instalação. Ainda mais, nem teria certeza se iria funcionar. Bem, pelo menos, como se trata de um ambiente de Software Livre, nem tudo está perdido. Sempre podemos sujar as mãos.

O Ubuntu possui um tutorial de como modificar um LiveCD. A ideia era realizar o transplante de cérebro: trocar o kernel pae pelo kernel non-pae. Mount pra cá, mkisofs para lá, mais uns ajustes e voilà! Um LiveCD para sistemas antigos.

Editado 2: Atenção, o dropbox bloqueia o tráfego além de 10GB/dia. Então, se retornar um erro de "overtraffic", tente novamente em outro dia ou entre em contato comigo.

Editado 4: Adicionei um link magnet. Porém, sou o único seeder no momento.
Editado 5: Adicionei um link para o Google Drive também, caso o dropbox esteja bloqueado.


http://dl.dropbox.com/u/1286502/ubuntu-12.04-desktop-i386-nonpae.iso
magnet:?xt=urn:btih:KKUJ7U5Z6XH3RECGK77DLCA32OOFVQVO
http://wtrns.fr/3wgMpBgr_Kzj6t
https://docs.google.com/file/d/0B54xzz44RpW6RkVLc3d4WEdpMEU/edit?usp=sharing
MD5SUM 7435d1d1740dcf16fbbba2e746de4de1
SHA1SUM 4fb527b2e2c6a00499677102df36ec466e79c373
SHA256SUM a8e4427889fa6786e4cfe82ad578fcbf833fe66146a180f90abcc5caa6fe6dbb

Só baixar e instalar. Se alguém tiver algum problema, só avisar.

Ainda acho que eu não deveria precisar de todo este trabalho mas, pelo menos, outros podem aproveitar meu o trabalho.

32 comentários:

  1. Parabéns!
    Eu também ainda tenho um Eee 701, rodando um 10.04 customizado. Não pretendo mexer nele, mas em todo caso agora já sei o que fazer se quiser migrar. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Filipo,

    O problema com processadores Celerom M está sendo discutido em:

    https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/930447

    Por enquanto, a única ISO final do 12.04 é a minha. Se a canonical se coçar e fornecer algo mais oficial, deixo um comentário por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Luiz!

    Eu tentei todas as imagens e nada do 12.04 rodar aqui (ainda estou usando o 10.04. Já estou em vias de migrar para o Kubuntu ou o Xubuntu (ainda não decidi) e todas as vezes que tentei testar o 12.04 aqui via live-pen o máximo que consegui foi chegar à tela do wallpaper - e não passa daí. Notei que tanto o Kubuntu quanto o xubuntu rodam normalmente...

    Meu note é um Athlon 64, com 2GB de RAM e placa ATI Radeon x1200 -

    Como faço para baixar tua imagem/iso? E mais uma coisa...tu mora ou é de Criciúma/SC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel,

      Sou natural de Criciúma mas não moro mais lá. Vi que você é casado com uma "de Luca" mas acho que não conheço vocês pessoalmente.

      Para baixar, é só clicar no link lá em cima (o http://dl.dropbox...). Contudo, acho que esta ISO não vai ajudar no teu caso. Pelo que você descreveu, seu problema é mais a placa gráfica do que o processador, que por sinal, tem suporte também a 64-bit. Já tentasse usar o Unity2d?

      Excluir
    2. Rapaz...tu é irmão do Sandro, não? Filho do Eládio e da Goreti? Eu sou o Daniel De Luca - Ben Iossef é uma expressão hebraica, que significa "filho de José"...

      Cara, eu testei aqui o 11.10 via pen, e só carregou depois de selecionar o "nomodeset" - o lance é que no 12.04 a tela fica preta e não consigo ver onde posso selecionar isso...no 11.10 eu usava o 2D, mas agora ficou impossível mesmo!

      Excluir
    3. Olá Daniel,

      É, sou eu mesmo. :-)

      Os parâmetros de kernel podem ser passados no boot usando o tab, ainda na tela inicial do syslinux. Outra alternativa seria realizar a instalação pelo "modo texto". Também funciona e depois você pode instalar o servidor SSH e tentar resolver o problema remotamente.

      Excluir
  4. Luiz, consegui rodar o 12.04 no virtualbox - unity 2D - você acha que o ppa xorg-edge vai ajudar minha placa ATI Radeon x1200? Outra coisa...meu processador é um athlon 64 - instalo a versão desktop normal ou a iso amd64?

    Além disso, sua opinião sobre usabilidade: Unity, XFCE ou KDE? Qual pode responder melhor numa máquina não tão potente assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xorg-edge provavelmente dará mais problemas que solução. Eu buscaria no google por problemas com o ubuntu 12.04 e sua placa (ou modelo similar).

      Quanto ao processador, eu geralmente fico com o 64-bit mas, se você tem menos do que 2GB de RAM, não vai ser muita diferença "no geral".

      Excluir
  5. Que pena nao abre mais o link para download

    ResponderExcluir
  6. Não consegui fazer o download só aparece como fechado.

    ResponderExcluir
  7. Tentei a pouco e está funcionando agora. Tenho um limite diário para o download, que dá uns 14 downloads por dia :-) Coisa do dropbox...

    ResponderExcluir
  8. Vai ficar pra amanhã então, esse link deve estar disputado!

    Que tal hospedar em outro local? Se precisar de um help me avisa que tenho onde colocar!

    ResponderExcluir
  9. Olá Sebas,

    Bem, se puder compartilhar 700MB de um endereço com um bom limite de bandwidth, eu gostaria :-)

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  10. Olá Luiz Luca,

    aqui vai um link para download do teu iso, sem limite de tráfego e boa largura de banda:
    https://feupload.fe.up.pt/get/q3xVLJmNQz2xH0S
    Espero poder disponibilizar o mesmo durante bastante tempo.

    ResponderExcluir
  11. Olá Nimboos, obrigado pela ajuda.

    Se alguém quiser usar este link fornecido pelo Nimboos, basta calcular o MD5SUM e conferir com o que eu apresentei aqui.

    ResponderExcluir
  12. Olá Luiz Luca,

    de nada. Tendo hipótese de ajudar, eu ajudo. ;) Fica à vontade para distribuir o link que disponibilizei. A verdade é que até agora ainda ninguém o usou. Mas acredito que seja útil porque via Dropbox está impossível, e entretanto o link do wetransfer expirou.

    Abraço e até breve.

    ResponderExcluir
  13. Luiz e demais,

    algum outro link?
    Nem está funcionando o do Luiz no Dropbox e nem o do Nimboos.

    --
    Adorilson

    ResponderExcluir
  14. Novo wetransfer... mais duas semanas de download.

    http://wtrns.fr/3wgMpBgr_Kzj6t

    O dropbox ainda funciona entre os períodos que o link é bloqueado por excesso de tráfego.

    ResponderExcluir
  15. Grande Luis é com pessoas boas que ajudam os menos tecnologicamente afortunados que todos podemos ter o nosso linux sempre a bumbar, bem haja e nunca tenha pena de perder o seu tempo e conhecimentos mostrando ao mundo que ainda vale a pena ajudar os outros sem esperar receber algo em troca. Esta copialação deu-me mesmo jeito.Um muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Olá Luiz,

    - Primeiramente, parabéns pelo seu excelente trabalho.

    - faço aqui uma ressalva, não é somente computadores antigos que não tem suporte PAE. Faz 03 meses que comprei um notebook Acer Aspire one 722, processador AMD Dual-Core C50 de 1.0 GHz e não tem suporte PAE.
    Já tentei instalar várias vezes pela iso ubuntu-12.04-desktop-i386-nonpae, mas no final da instalação quando ele está obtendo os arquivos ele trava.
    Se você tiver uma solução pra esse problema passa pra mim.

    marcio.recifense@gmail.com

    Att,
    Márcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio,

      É triste saber que o ubuntu está ignorando estes equipamentos. Bem, vamos ao seu problema.

      "...no final da instalação quando ele está obtendo os arquivos ele trava.". Não sei onde você
      parou. Isto é quando ele está baixando coisas da internet? A instalação funciona sem internet. Já tentasse isto?

      Atenciosamente,

      Excluir
  17. Ola
    Vc concegue fazer a mesma coisa pra o: Precise Puppy 5.4 ??? ; ele foi baseado no ubuntu 12.04 e tbm nao da instal para non-pae.
    Grato.

    ResponderExcluir
  18. De acordo com esta referência:

    http://bkhome.org/blog/?viewDetailed=03063

    Logo você terá um puppy com kernel non-pae

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma dúvida: posso instalar o Ubuntu em um pc com processador Intel Atom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve funcionar. Se possuir PAE, o ubuntu oficial normal vai rodar. A falha é logo que iniciar o sistema. Senão, tens a alternativa que ofereço aqui.

      Excluir
  20. Amigo to tentando baixar a imagem iso mas parece não estar disponivel

    ResponderExcluir
  21. Ola Luiz
    É possível fazer um kernel non-pae para o Linux ElementaryOS Luna, pois ele só tem pae???
    ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser baseado no Ubuntu 12.04 LTS, é possível que o pacote do kernel nonpae do ubuntu sirva para o ElementaryOS Luna. O maior problema será montar uma imagem de instalação com ele. Teria que fazer o mesmo trabalho que fiz com o ubuntu.

      Alternativamente, você pode simplesmente instalar um *ubuntu, como o xubuntu ou o ubuntu mesmo usando a imagem que disponibilizei aqui. Depois é só transformar sua instalação:

      sudo apt-get install python-software-properties
      sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/stable
      sudo apt-get update
      sudo apt-get install elementary-desktop elementary-standard
      sudo reboot
      Fonte: http://elementaryos.org/answers/install-elementary-os-on-non-pae-capable-hardware-1

      Isto vai deixar alguns pacotes da distribuição ainda instalados. Se espaço em disco não for um problema tão crítico, não vai atrapalhar.

      Excluir
    2. Ola Luiz,
      Já tinha visto o link acima e vou tentar aqui!!!
      ABS

      Excluir