Discuta este tópico no fórum

Se este conteúdo te ajudou, deixe um presente!

domingo, 22 de janeiro de 2012

OpenWRT: Tradução para Português do Brasil

Mais um artigo da série sobre o OpenWRT.

Nem sempre a língua Ianque é fluente para todos os administradores. As vezes, a tradução das mensagem ajuda, e muito! Outro caso onde a tradução pode ser fundamental é em um suporte remoto, quando um usuário leigo tem que ler o que ele está vendo. É bem complicado saber o que está acontecendo quando um usuário fala que apareceu a mensagem "uzer unconau". Seria mais fácil um "usuário desconhecido", não é?

Depois de instalar o OpenWRT, filtrando os pacotes por luci-i18n, você vai notar que existe traduções da interface WEB para diversas línguas, menos a nossa língua nativa: Português do Brasil ou pt_BR. Por quê? Bem, existe sim a tradução só que o sistema de construção dos pacote não o gerou.

De qualquer forma, pelo menos para o alvo ar71xx, eu compilei o pacote. Só baixar e instalar usando o comando opkg.
ssh root@router

cd /tmp
wget http://dl.dropbox.com/u/1286502/luci-i18n-portuguese_brazilian_0.10.0-1_ar71xx.ipk
opkg install luci-i18n-portuguese_brazilian_0.10.0-1_ar71xx.ipk
Depois, por padrão, se seu navegador optar preferencialmente por pt_br, uma atualização simples da página irá mostrar tudo em português.

Quem achar algo errado ou não traduzido, pode ficar a vontade para ajudar traduzindo a interface Web na página do projeto Luci. Preferencialmente, crie uma conta. Se precisar de alguma ajuda, também posso auxiliar neste ponto.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Cezar,

    Não sei se você fez uma pergunta ou afirmação mas sim, a tradução server para o seu roteador e para a versão 10.03.1.

    Os pacotes só funcionam se a arquitetura e a versão do OpenWrt baterem. Ele também busca as dependências dos pacotes. Não sei o que seria o teu ccc.ipk mas provavelmente seria a incompatibilidade/falta de algum destes pontos.

    ipkg é o comando antigo. Hoje em dia, é usado o opkg.
    "Ipkg atualização" não existe. Existe o "opkg update". Ele serve para buscar os pacotes disponíveis na internet. Provavelmente a fonte que você está usando, que cita o ipkg, está desatualizada e não se aplica mais ao OpenWRT.

    O comando stty é para mudar os parâmetros de uma serial. Como provavelmente é um arquivo binário, ele tem q ser compilado para o seu dispositivo ou você instala a versão do repositório. Acredito que ela seria esta:

    coreutils-stty - 8.8-1 - Full version of standard GNU stty utility. Normally, you would not use this package, since the functionality in BusyBox is more than sufficient.

    Que serial você pretende usar? A serial do OpenWRT é usada como um terminal do Linux. Se você pretende usá-la para alguma outra coisa, teria que desativar, no mínimo, seu uso como um terminal. O próprio uboot também usa ela como entrada e saída do boot. No projeto http://www.jbprojects.net/projects/wifirobot, ele usava uma segunda serial para controlar o controle. No seu caso, ela não existe. Você somente tem uma. Não sei se o 740N é o melhor modelo para este caso.

    Seus comandos não irão funcionar como estão. Você está usando algum tradutor que está mudando a caixa das palavras e colocando espaços entre os "/", o que é fatal para o comando. Os comandos acima não irão funcionar sem uma segunda serial. A que você tem já está em /dev/ttyS0 e está operando a velocidade de 115200 8N1.

    Cesar, provavelmente este esforço que você está empregando no projeto não resultará no resultado que você espera. Acredito que para conseguir fazer o seu wiki-car, você vai precisar de um equipamento mais adequado, um pouco mais de conhecimento em Linux e leitura de inglês técnico.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tem como colocar em outro servidor? o DROPBOX tá dando erro 509

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo,

    O dropbox falha porque tenho uma ISO do ubuntu para sistemas non-pae que todo mundo quer :-)

    Coloquei este arquivo no wetransfer. Fica por duas semanas.

    https://www.wetransfer.com/dl/4VHyxbrd/2668886fdc4b11498d96fab0abc894944837745dfee5b2091fb636b487cd64b9c858e8bc46cf8f7

    Se você tivesse enviado o comentário autenticado, eu mandaria por email diretamente para você.

    Abs,

    ResponderExcluir
  8. ola bom dia gostaria de saber se tem um link para versao 12.09 da tradução com link funcionando? seu blog tem muito informação boa principalmente pois voce possui um roteador semelhante ao meu tplink 2543nd?
    gostaria de saber quanto voce consegue de transferencia pela wireless com ele pois o comprei para isso mais estou achando que a taxa de transferencia e baixa.

    Obrigado e boa tarde

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Luiz,
    Como eu faço para o meu openwrt em um TP-Link TL-WR1043N/ND v1 em português brasil?
    Pois li o seu tutorial e não entendi direito.
    Tem como fazer diretamente no roteador?
    Não tem como fazer um .bin já em portugês?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Luiz,
    Como eu faço para o meu openwrt em um TP-Link TL-WR1043N/ND v1 em português brasil?
    Pois li o seu tutorial e não entendi direito.
    Tem como fazer diretamente no roteador?
    Não tem como fazer um .bin já em portugês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, qual versão do OpenWrt você usa? As mais recente (de uns anos para cá) já tem o pacote disponível. Basta instalar luci-i18n-portuguese-brazilian(ou algo assim) pela interface web. Na última versão, lançada a poucas semanas, este pacote foi dividido em menores, mas buscando por brazilian, você os acha.

      Excluir